Existe um limite pra comprar no exterior sem ser taxado?


Bom, antes de qualquer coisa, você pode tirar da cabeça que exista um padrão para ser taxado nas compras internacionais, não existe um padrão e tudo depende de um pouco de sorte também, podemos resumir que é basicamente um sorteio.

Mas o que realmente faz com que minhas compras do exterior sejam taxadas?
Geralmente, o que faz com que suas compras sejam taxadas pela taxa alfandegária, o que acaba denunciando para que suas compras sejam vistoriadas mais de perto é o tamanho da sua embalagem, volume e peso, isso geralmente chama muito atenção e geralmente não escapam da taxa.

– Roupas, na maioria das vezes, quase 100% de chance de passar direto
– Eletrônicos em geral, vídeo games e etc, esse sim é taxado quase sempre, apenas 10% escapa.
– Tênis e calçados, por experiência própria eu diria que 40% escapa da taxa.

Em épocas de compras, natal por exemplo, pela lotação dos serviços no correio, as chances de suas compras do exterior passar sem taxa aumentam bastante, mas ainda fica como uma hipótese remota, como citei no início, não existe uma regra geral e fica mais ou menos como um sorteio.

Existe um valor mínimo que eu posso comprar, sem ser taxado?
Não existe mais, a alguns anos atrás, existia uma taxa de 50,00 dólares para compras sem taxa alfandegária, mas, tentando burlar todo esse sistema, muitas lojas do exterior começaram a enviar produtos com valores acima dos 50 dólares, mas declaravam com valores abaixo dos 50,00 dólares, por isso, o governo resolveu retirar essa regra dos 50,00 dólares.

De quanto é a taxa para compras do exterior, de quanto é o imposto para compras de fora do Brasil?
A taxa atualmente está em 60% sobre o valor total do produto.