Cirurgia do Joelho: veja depoimentos de quem já fez LCA, LCP


Muito comum em atletas, especialmente atletas de futebol, a cirurgia do joelho é uma das cirurgias mais demoradas para se ter uma recuperação 100%.

Cirurgia Joelho DepoimentosFrente a isso, colhemos vários depoimentos de pessoas que já fizeram a cirurgia do joelho, para que você possa ter uma ideia da recuperação.

Cirurgia do Joelho – Depoimento 1:
Fiz a cirurgia dia 30/12/2012, a mais ou menos 5 meses atrás, rompi totalmente o tendão patelar do joelho direito. No dia 07 de janeiro/2013 iniciei a fisioterapia, na minha segunda semana, praticamente foi somente choque, gelo, ultrassom e alguns exercícios leves, isso porque ainda não tinha forças para levantar o pé. Após a terceira semana, já estava andando bem com a moleta, mas ainda com uma tala na perna. Atualmente meu joelho está 100%, depois de muita luta e dedicação.

Cirurgia do Joelho – Depoimento 2:
7 dias de pós cirurgia de LCA, ainda não consigo largar a muleta, o joelho dói muito ainda, chegando ao ponto que parece que vai se quebrar todo. O médico falou que é muita frescura (rsrs) e que preciso largar sim as muletas já nesse período, mas ainda confesso que não consigo. O médico pediu fisioterapia para ontem, mas somente farei quando retirar totalmente os pontos.

Cirurgia do Joelho – Depoimento 3:
Fiz cirurgia do Joelho, ligamento cruzado anterior (LCA), com 15 dias praticamente larguei as muletas, meu pé voltou ao normal, estou andando muito bem, a cada fisioterapia melhoro mais e mais. Somente sinto dor ao subir escadas.

Cirurgia do Joelho – Depoimento 4:
Fiz cirurgia de LCP a exatos 25 dias, ainda está bem inchado, mas o médico informou que isso é normal. Atualmente estou com meu joelho totalmente imobilizado e o médico orientou para que eu ficasse mais 20 dias assim, até completar um total de 45 dias de imobilização, sem poder botar os pés no chão. Gelo de 4 a 5 vezes por dia e fisioterapia só depois de completar os 45 dias.

Cirurgia do Joelho – Depoimento 5:
Fiz cirurgia de LCP e também Canto Posterior Lateral. Fiquei aproximadamente 5 semanas com o imobilizador, mas na terceira semana já caminhava com descarga parcial do peso e ajuda de muletas. Atualmente já consigo andar normalmente sem muletas, dirigir, entre outras ações, mas ainda estou com 80% de dobra. Iniciei a fazer movimentos a partir da quinta semana, segundo o médico, poderia ocorrer posteriorização da tíbia, se fosse feito muito antes. Quando faço fisioterapia a dor é muito forte.


7 comments

  1. carlos alexandre disse:

    Segue meu depoimento

    Sou de São José, Santa Catarina, bem dia 14/02/2011 lesionei o joelho, e como todos os “peladeiros”, achei que ia passar a dor, passados 4 meses a dor e falseio continuavam, procurei ortopedista e esse solicito uma ressonância magnética.Foi constatado rompimento total do Ligamento Cruzado Anterior – LCA, com uma pequena lesão no menisco, sendo necessário intervenção cirúrgica. Por fim corri muito atrás, pois sem plano de saúde parti para o SUS, entrei em desespero pois realmente eu vi o quanto havia de demorar para o mesmo. Após muitas idas e vindas e o medo por ler artigos e experiências com outros colegas, fui me iterando do assunto. Fiz a cirurgia em 28/11/2012, da maneira mais doída, reconstrução do LCA ABERTA. Abaixo acontecimentos para quem sabe se alguém ler esse texto ver como existe situações diferentes para cada pessoa.
    1 – No pré cirúrgico se consegui fazer uma fisioterapia Pré-Cirúrgica será melhor na recuperação.Pós cirurgia, tenha muita, mas muita paciência: mantenha 100% de repouso, sem forçar nada no mínimo 15 dias. Você dependerá de terceiros pra ir a banheiro, comida, andar, remédio, portanto paciência, as dores serão idênticas antes da cirurgia, dor na ponta do joelho, falseio, não se desespere, (pois eu me desesperei). IMPORTANTE: O GELO FAZ MUITA DIFERENÇA NESSE PERÍODO pós cirurgico (coisa que não fiz)
    2 – Se você conseguir e for liberado para fisioterapia comece imediatamente, pois quanto mais cedo começar, melhor sua recuperação. Se começar tarde mais tempo de fisioterapia maior vai ser a recuperação, evite subir e descer escadas, Você terá que se “policiar” de não ficar mancando, coisa que o fisioterapeuta vai pegar pesado.
    3 – Siga a risca a fisioterapia, evite faltar, procure um bom fisioterapeuta com uma boa estrutura, as sessões às vezes são maçantes, repetitivas,e dolorida, se você quer voltar a praticar esporte 100% serão necessários no mínimo 6 a 8 meses, ou cerca de 90 sessões de fisioterapia, contando com muito, mas muito reforço muscular, porque você perde massa muscular da perna operada e ainda tem a tendência de você usar mais peso na perna não operada, podendo ou não ocasionar uma futura lesão.
    4 – em casa exercite dobrando o joelho e esticando, passe gelo, alongue, estend bem as pernas/ou joelho com um pesinho para ajudar a estender e descanse bastante, evite caminhadas longas.
    5 – Lesões pós-cirurgia: podem ser normais por inúmeras razões, no meu caso uma TENDINITE PATELAR, segundo o cirurgião e fisioterapeuta é normal, pois se perde muita massa muscular e quando fazes exercício com peso podes gerar uma tendinite sendo “normal”. Estou em fase final de recuperação, segundo o meu fisioterapeuta estou “voando”..rs.
    Por fim, muita sorte na recuperação e consulte o ortopedista e fisioterapeuta.

  2. Jorge Lins disse:

    Meu nome é Jorge, tenho 32 anos e fiz a cirurgia tá com 33 dias, meu médico disse pra eu largar as mulestas com 30 dias, larguei 4 dias antes, pois já estava me sentindo ápto a andar. Comecei as sessoes de fisioterapia com 15 dias. Basicamente Gelo, calor, tenso (choque) e alguns exercicios de alongamento, bicicleta e fortalecimento. Estou achando meu tratamento meio franco, apesar de já está andando e com pouco inchaço no joelho. Ouvi alguns relatos de amigos e alguns falaram q tiveram e refazer a cirurgia, disseram q a fisioterapia é 50% responsável pela sua recuperação, os outros 50% seria da cirurgia. segundo eles o ideia é a partir do segundo mês começar a correr em areia fofa (como areia de praia) e se possível fazer a hidroterapia ( na piscina) levantando joelho e com pesos na perna. Esses meus amigos que relataram são lutadores de MMA, ou seja, pra eles tem q ser um trabalho bem feito ou se não eles nao voltariam a 100%. Mas estou certo que quanto mais focado o profissional e a estrutura do local da fsioterapia mais rápido a recuperação e mais seguro!

  3. ELIENE disse:

    Tenho que fazer cirurgia nos joelhos. A cartilagem está desgastada nos dois, já tomei artrolive durante quatro meses, deu uma melhorada, mas voltou tudo novamente. Tenho muito medo e sei que o repouso não deve ser brincadeira. Já fui em vários médicos e todos falam a mesma coisa. Adoro andar de bicicleta, fazer caminhada e há bastante tempo não faço nada disso. Gostaria de ler depoimentos de pessoas que tiveram esse problema e fizeram cirurgia. Será que resolve mesmo? Ou vou apenas ficar com uma cicatriz horrorosa nos joelhos? Estou desesperada.

  4. Raul disse:

    Gostaria de saber quanto custa mais ou
    menos a cirurgia LCA na rede privada.

  5. eliel dos santos vale disse:

    Olá a todos. Fiz uma reconstrução de lcp do joelho esquerdo no dia 09/02/2014, meu retorno médico está. Marcado para o próximo do 25. O inchaço já diminuiu bastante. Iniciei a fisioterapia no mesmo do da alta um do depois da cirurgia, gelo no mínimo 5 vezes ao dia, imobilizador geral por trinta dias. A fisioterapia quanto mais cedo começar melhor será a recuperação, quanto a dor, é inevitável, mas deixar de fazer fisioterapia por isso de acordo com estudiosos da área não vale a pena.

  6. joseluis disse:

    Eu passei por dirigia e meu joelho esta folgado depois de todos tratamento isso e normal .passei por um especialista e foi constatado que não ta normal oque fazer agora sabendo desse resultado

  7. JULIO CESAR disse:

    FIZ UMA CIRURGIA DE LCA EM DEZEMBRO DE 2014, ESTOU A CINCO MESES DE POS-OPERATORIO, FIZ UMAS 25 SESSOES DE FISIOTERAPIA, AGORA ESTOU NA ACADEMIA PARA GANHAR REFORÇO MUSCULAR. NO INICIO FOI DIFICIL, TIVE MUITAS DORES NA PANTURRILHA, SUSPEITEI DE TROMBOSE, MAS GRAÇAS A DEUS ERA APENAS INCHAÇO MESMO. ESTOU A POUCOS DIAS DE RETORNO AO MÉDICO, PROVAVELMENTE IRA ME PASSAR MAIS UM POUCO DE ACADEMIA, POIS SINTO AINDA, UNS ESTALOS NO JOELHO, DEVE SER FIBROSE AINDA DA CIRURGIA, O FISIOTERAPEUTA FALOU QUE É NORMAL, ESPERO. ME SINTO NUMA BOA RECUPERAÇÃO, MINHA PERNA OPERADA ESTA BEM RESISTENTE, APENAS OS ESTALOS MESMO QUE INCOMODA. É ISSO, POSTERIORMENTE POSTAREI MAIS SOBRE MINHA RECUPERAÇÃO.

Comments are closed.