Dicas para ficar em forma para brilhar no Carnaval


A poucos dias do Carnaval, muitas pessoas intensificam a rotina de exercícios para ter disposição para os quatro dias de folia. De acordo com especialistas, para aproveitar os bailes, desfiles e blocos de rua com saúde e energia, é essencial cuidar bem da alimentação antes, durante e depois da folia.

Importante ressaltar de que os foliões sedentários necessitam ficar ainda mais atentos durante o Carnaval, já que a combinação de poucas horas de sono, alimentação inadequada, excesso de suor e folia, podem desencadear prejuízos para a saúde.

Segundo nutricionistas, os cuidados devem começar antes dos dias de folia, onde é preciso seguir uma alimentação que deve ser simultaneamente saudável e fracionada. O ideal é que a dieta dos foliões deve ser composta por quatro e cinco refeições diárias, tendo como base grãos integrais, laticínios desnatados, legumes, carnes magras, frutas e verduras.

Além disso, para evitar lesões musculares, antes de pular Carnaval, o folião deve aliar exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta, fazer caminhadas ao ar livre, esteira, musculação, entre outros, ajudam a queimar calorias, bem como irão aumentar a disposição e a boa forma para encarar os quatro dias de folia.

Para ajudar a perder medidas e reduzir a barriguinha, uma dica de nutricionistas é de reforçar a dieta consumindo alimentos termogênicos, ou seja, que ajudam a acelerar a queima de calorias pelo organismo, além de inibirem a fome. Uma sugestão dos profissionais é de substituir o refrigerante, bebidas alcoólicas e sucos com açúcar por chás, como o de hibiscus e chá verde, por exemplo.

A dica é de consumir alimentos ricos em fibras, que contem com chia, linhaça, aveia, fibras, entre outros, que aumentam a saciedade e evitam que a pessoa fique beliscando alimentos durante o dia todo.

Como cuidar da saúde durante e depois da folia

Importante ressaltar de que para enfrentar o calor do carnaval além do cansaço, a principal dica de especialistas é de consumir muitas bebidas não alcoólicas, especialmente água mineral, água de coco, sucos de frutas naturais e chás gelados, ideais para manter o corpo hidratado durante a folia.

Caso não abra mão de consumir uma cerveja ou outra bebida alcoólica, nutricionistas aconselham a não bebê-las de estômago vazio. Isso porque se a pessoa ingerir grande quantidade de álcool nestas condições, pode desencadear a hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue, que provoca tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até mesmo lesões cerebrais.

Dessa forma, se você deseja evitar a ressaca no dia seguinte após o baile ou desfile de Carnaval, procure alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água, bem como nunca ficar em jejum além de reforçar ainda mais o consumo de alimentos como saladas, legumes, verduras e frutas.

Uma boa dica de nutricionistas para curar a ressaca de Carnaval é fazer uma refeição leve no dia seguinte, além de consumir sucos detoxificantes, à base de hortaliças e frutas. Além de hidratar o organismo, esses tipos de sucos repõem os nutrientes saudáveis perdidos durante a maratona de Carnaval, bem como estimulam o fígado a eliminar as substâncias indesejáveis.

 Por Selma Isis