Tire suas dúvidas sobre cirurgia ocular a laser


Para muitas pessoas que dependem de óculos para enxergar desde a infância, a cirurgia ocular a laser costuma fazer a diferença em sua qualidade de vida. Segundo oftalmologistas, a cirurgia a laser para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia é uma das técnicas mais seguras e modernas que existem, sendo uma das mais realizadas em todo o mundo.

Neste procedimento, é utilizado o laser Excimer. Trata-se de um feixe de raios de luz ultravioleta que é invisível e não emite calor, que, por meio de um controle digital nas mãos do profissional, remove camadas de tecidos com uma precisão microscópica, proporcionando uma visão normal ao paciente.

Segundo oftalmologistas, para corrigir a miopia, aplica-se o laser na região central da córnea; já na hipermetropia é removido o tecido localizado na periferia da córnea. Por fim, no astigmatismo o tratamento é efetuado em regiões selecionadas, onde a parte central da córnea é encurvada ou aplanada conforme o caso.

Porém, apesar de ser uma técnica cada vez mais acessível, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito. Leia a seguir as dúvidas mais comuns entre os pacientes respondidas por especialistas:

Como é feita a cirurgia e o pós-operatório?

Ao se submeter à cirurgia, o paciente se acomoda em uma cadeira especial, na posição horizontal. As pálpebras são esterilizadas com uma substância especial e em seguida o profissional aplica colírios anestésicos. O olho a ser operado é aberto e imobilizado com um equipamento próprio. Após a cirurgia, o paciente deve fazer uso de colírios, antibióticos e esteroides para ajudar na cicatrização e prevenir infecções.

Quando é possível retomar às atividades normais?

De acordo com os médicos, já é possível trabalhar, ver TV e usar o computador no dia seguinte após a cirurgia. Também é possível retomar as atividades físicas sem contato na sequência, porém, é preciso evitar por um mês sauna, praia e piscina. Os médicos advertem de que somente para voltar a dirigir é preciso que o paciente passe por um período de adaptação na hora de conduzir o veículo à noite, pois a luzes noturnas podem confundir sua visão.

Pode ser necessário usar lentes de contato após a cirurgia?

De acordo com os oftalmologistas, antigamente as cirurgias oculares alteravam tanto a córnea de que era impossível utilizar qualquer tipo de lente, até mesmo as coloridas sem grau. Com a cirurgia a laser isso mudou, sendo possível que o paciente possa usar todo tipo de lente, com ou sem grau. Porém, os especialistas apontam de que poucas vezes é necessário usar as lentes, devida à alta precisão que os lasers apresentam.

Os resultados são duradouros?

Pesquisas mostram que a visão do paciente costuma se estabilizar nos cinco anos subsequentes à cirurgia, podendo ser aplicada inclusive em pacientes com mais de 60 ou 70 anos. Vale lembrar de que não existem contraindicações da nova geração de lasers à cirurgia de catarata.

Existe a possibilidade da miopia voltar depois de um tempo?

Segundo os oftalmologistas, a correção é total e estável. Porém, em casos de pacientes com idade acima de 40 anos pode ser necessária uma correção, caso estejam apresentando dificuldades de foco na leitura.

 

Fonte: Prof. Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos- www.eyecare.com.br

Por Selma Isis