Livro "Tudo posso, mas nem tudo me convém" traz dicas para perder peso de maneira saudável


Não há período do ano em que as pessoas mais se preocupam com a boa forma física do que  o verão, já que se trata de uma época em que o corpo fica mais à mostra. Além disso, a estação coincide com o início do ano, momento em que as pessoas passam a se preocupar mais com a boa forma física, a alimentação saudável e com o cumprimento de todos os objetivos de dieta e perda de peso, traçados para o ano.

Pensando nisso, em janeiro, a Edições Loyola lançou o livro “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, da nutricionista Gisela Savioli, que já se encontra à venda nas principais livrarias brasileiras. Conhecida por preparar o cardápio do Papa Bento XVI em sua última visita o Brasil, a profissional é reconhecida por compor um menu com pratos saudáveis e saborosos.

Na obra, a nutricionista preparou algumas dicas interessantes para ajudar os leitores a perder peso reduzindo a quantidade de calorias das refeições no dia a dia. Normalmente, as dietas tradicionais costumam ser repletas de privações bem como oferecem alimentos que não agradam ao paladar de muitas pessoas. Tanto que, no final de sua primeira semana, tornam-se quase insuportáveis.

Em decorrência, ao longo do regime, surgem o mau humor, a falta de disposição e os inevitáveis ataques à geladeira. Uma das principais dicas de Gisela para que isso não ocorra, é consumir diariamente de 4 a 6 colheres de sopa de farelo de aveia. Isso ajuda a proporcionar uma redução em níveis plasmáticos do colesterol sérico.

Dentre os principais fatores que não contribuem para a perda de peso abordado no livro, é o de comer muita carne e pouco carboidrato, o que costuma ser feito em muitas dietas. Isso acontece porque de acordo com o tipo de carne, as calorias vão ser maiores.

Além dos nutrientes serem diferentes, a carne possui proteína, gordura saturada e não contém carboidrato. Dessa forma, o alimento irá fornecer calorias em excesso, menor sensação de saciedade, o que faz a pessoa comer mais, bem como menor qualidade quanto à oferta de nutrientes.

A nutricionista também aponta os prós e contras do consumo de chocolate. O alimento possui triptofano, substância que forma a serotonina no cérebro, responsável por proporcionar sensação de saciedade e prazer, por isso costuma ser tão apreciado pelas pessoas.

Porém, por ser muito calórico, a especialista recomenda o seu consumo moderado, e só de vez em quando. Uma opção é consumir o cacau em pó ou o chocolate que tenha uma maior porcentagem de cacau.

Para quem pratica exercícios, uma boa dica para a saúde muscular fornecida por Gisela é de consumir pé de galinha na sopa. Esse alimento é rico em proteína e favorece os músculos. Porém, a especialista aconselha consumir moderadamente, já que o excesso de proteína animal faz que o cálcio seja remanejado do osso para a microcirculação.

O livro: “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, de Gisela Savioli, publicado pelas Edições Loyola, possui 160 páginas e está disponível nas melhores livrarias de todo o Brasil. O preço sugerido é de R$ 32,70

Por Selma Isis