Dicas para deixar o seu apartamento tão aconchegante quanto uma casa


Quem se acostumou a viver uma boa parte da vida em uma casa, normalmente costuma estranhar as dimensões de um apartamento ao se mudar. Trata-se de algo que exige adaptação, pois inevitavelmente surge aquela sensação de aperto, principalmente para as pessoas que estavam acostumadas com o ambiente amplo de uma casa.

Mas, com alguns truques na hora de decorar o apartamento, é possível deixá-lo mais aconchegante, proporcionando uma agradável sensação de amplidão e arejamento, tanto quanto uma casa. Leia seguir algumas dicas de especialistas em decoração para transformar o seu apartamento em um doce lar:

Quem vive em apartamentos pequenos deve tomar cuidado ao deixar objetos fora de lugar, já que apenas um objeto fora do lugar é o suficiente para dar a impressão de que a residência está uma bagunça.

Porém, quem possui uma rotina atribulada, principalmente com crianças pequenas, sabe o quanto é difícil manter a casa organizada. Se você se identificou com a situação, saiba que é possível resolver esses problemas sem precisar se mudar.

Para ajudar a deixar o apartamento mais organizado, especialistas em decoração sugerem algumas soluções que, se forem combinadas, podem deixá-lo sempre arrumado. Primeiro, deve-se apostar na valorização do pé-direito (altura) integrando os elementos verticais, espelhos e usando cores claras na decoração do imóvel, o que ajuda a aumentar a profundidade e a sensação de espaço mais amplo.

Para deixar o ambiente mais equilibrado e original, muitos decoradores optam por combinar peças antigas com móveis modernos, já que mobiliar o apartamento com móveis mais simples não é a solução mais indicada, pois estilos clássicos de decoração pedem mais detalhes, porém, se o ambiente é bem projetado, ele fica mais agradável e com a cara da família.

Importante ressaltar de que é importante ficar atento na combinação dos móveis e cores. Caso o ambiente seja muito neutro, especialistas recomendam dispor objetos decorativos mais coloridos, para que possam criar um contraponto e proporcionar personalidade ao local.

Para deixar o apartamento mais aconchegante, decoradores costumam sugerir usar elementos que representem conforto. Ao compor a decoração de um ambiente, os profissionais apostam em objetos, como painéis de madeira e cortinas de tecido, para dar o efeito de uma casa tradicional. Outros recursos, como móveis em madeira ou palhinha remetem a casas antigas, deixando as pessoas mais à vontade no ambiente.

Ao contrário do que muita gente pensa, os jardins não são privilégios somente de quem mora em casas. É possível montar um agradável jardim mesmo em um apartamento pequeno, bastando usar a criatividade. De acordo com arquitetos, é possível dar um toque de natureza com um vaso de planta na varanda ou no canto da sala.

Também existe a opção do jardim vertical, onde são dispostos pequenos vasos em uma parede, ficando com um aspecto semelhante ao de uma cerca viva, ideal para lugares pequenos, que está muito em moda na decoração.

Vale lembrar de que para quem mora em pequenos apartamentos, é preciso se preocupar com a ventilação do espaço. Contar com várias janelas grandes ajuda na circulação de ar, além de deixar o ambiente mais claro. Por isso, na hora de comprar um apartamento, especialistas recomentam preferir o andar térreo, pois, além de ganhar uma área externa, e consequentemente, mais ventilação e um jardim.

Por Selma Isis