Carnaval: Confira dicas para dormir bem e aproveitar os cinco dias de folia


Sinônimo de alegria, descontração, e para muitas pessoas, de excessos, o Carnaval se aproxima e os foliões se preparam para curtir os cinco dias de folia. Porém, é importante lembrar de que, para garantir o equilíbrio do corpo durante esse período agitado do ano é preciso tomar alguns cuidados.

Leia a seguir dicas de especialistas para garantir boa noite do sono ao longo dos cinco dias de folia, já que divertir-se moderadamente beneficia tanto o corpo quanto a mente além de garantir um bom retorno às atividades cotidianas após o feriado.

Segundo especialistas, manter uma rotina de oito horas de sono diariamente além de manter hábitos saudáveis, especialmente os referentes à alimentação, são as principais medidas que os foliões devem tomar para aproveitar o Carnaval sem perder a energia.

Isso acontece porque ao longo dos cinco dias de folia, as pessoas se desgastam, por ingerirem bebidas alcoólicas, dormem menos, ou quando dormem, não conseguem ter um sono reparador de boa qualidade. Dessa forma, ocorre um aumento da fadiga, que pode levar a problemas de saúde mais sérios, que não combinam com a alegria do Carnaval, como baixa imunidade, mau humor, déficit de atenção e irritabilidade.

Com alguns cuidados simples, é possível colaborar para que a falta de sono não aumente o seu estresse ao longo da maratona do Carnaval, leia a seguir algumas dicas de especialistas para se manter disposto durante e após a folia de Momo:

1 – Reduza o ritmo

Após o baile de Carnaval ou de samba na avenida, antes de dormir faça alguma atividade relaxante, para descansar corpo e mente além de reduzir o ritmo da badalação, como tomar um banho demorado, ouvir uma música calma ou ler um livro.

2 – Beba muito bastante líquido

É muito importante repor o líquido perdido pelo corpo devido ao calor, a intensa atividade física e ao consumo de bebidas alcoólicas. Dessa forma, a água é o principal aliado para combater a ressaca e a dor de cabeça no dia seguinte.

3 – Alongue o corpo

O alongamento é uma boa forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte. Realizando movimentos mais tranquilos durante a noite, o alongamento mantém a musculatura aquecida, evitando dores musculares, problemas ortopédicos e lesões.

4 – Escolha o travesseiro correto

Poucos se são conta de como usar o travesseiro correto é importante para garantir uma boa noite de sono. Existem no mercado travesseiros mais adequados para cada biótipo e que se enquadre no gosto de cada pessoa, como os de altura regulável. Isso porque o travesseiro adequado pode prevenir problemas de coluna, evitar transpiração e ate mesmo evitar crises alérgicas, como os que possuem antiácaro.

5 – Mantenha o quarto arejado

Durante o verão, às vezes não conseguimos dormir bem devido ao calor típico da estação. Por isso, procure dormir sempre em locais bem ventilados, com roupas leves e travesseiros que evitem a transpiração.

6 – Fuja do barulho

A Hora de dormir é o momento em que devemos nos desligar, para que o corpo possa ter um sono reparador, e para isso é preciso concentração e silêncio.

7 – Apague as luzes do quarto

Está comprovado cientificamente de que para se obter um sono reparador é preciso que o quarto esteja escuro, já que a luz prejudica ciclos biológicos e prejudica a produção de hormônios. Isso acontece porque quando dormimos em ambientes com claridade o corpo interrompe a produção de melatonina e cortisol, o que produz uma sensação de cansaço pela manhã.

8 – Coma alimentos leves à noite

Refeições noturnas muito pesadas dificultam a digestão e pioram a qualidade do sono, por isso, faça refeições leves antes de se deitar.

9 – Durma ao menos oito horas

Para se obter um sono realmente reparador, é necessário dormir pelo menos oito horas por dia, já que é somente dessa forma, nosso organismo consegue alcançar o descanso merecido. Por isso, controle o ritmo de seu corpo e as horas de cada atividade.

10 – Tome um bom banho

O banho além de remover o suor e a sujeira acumulados ao longo do dia, refresca e ajuda a relaxar.

 

Fonte: Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex www.duoflex.com.br

Por Selma Isis