Beleza: Homens estão passando a se cuidar mais


Foi-se o tempo em que cuidar da aparência era algo exclusivamente reservado às mulheres. Cada vez mais, os homens deixam o desleixo de lado para cuidar do visual, abrindo espaço para que as marcas de cosméticos em todo o mundo invistam pesado em produtos para atendê-los.

Muitos inspiram-se no visual de jogadores de futebol famosos, que não escondem a sua vaidade e procuram sempre se cuidar, como Neymar, Cristiano Ronaldo, Alexandre Pato, entre outros.

O Brasil não ficou de fora desse mercado e conforme dados divulgados pelo instituto internacional Euromonitor, em 2011, o país é o segundo no ranking de produtores de cosméticos masculinos, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Além disso, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os homens já movimentam cerca de R$ 800 milhões no mercado nacional.

Os homens se preocupam, sim, e cada vez mais com a vaidade e a beleza. E não são somente a queda de cabelo e a barriga. Aos poucos, eles vão chegando aos consultórios de dermatologistas e realizando procedimentos como botox, preenchimentos, peelings, tratamentos de pele, entre outros.

O atacante do Santos é um bom exemplo de como os homens de hoje estão mais cuidadosos com a beleza. O jovem de 20 anos passou recentemente por um tratamento com um dermatologista para tratar da acne e é sempre visto nos gramados com um novo penteado e visual impecável.

Uma das marcas atentas a esse crescimento da vaidade masculina, a Nivea, realizou recentemente um estudo para avaliar os hábitos de compra masculinos. Segundo os resultados, eles estão cada vez mais exigentes na hora de comprar cosméticos e passaram a incorporar novos produtos em sua rotina de cuidados diários.

Além dos tradicionais sabonetes, xampus e desodorantes, produtos como géis de limpeza, esfoliantes e tratamentos para acnte e hidratação estão cada vez mais presentes em seu dia a dia.

Porém, para se cuidar da pele masculina de uma forma eficaz, assim como a feminina, é preciso contar com orientação especializada. Segundo dermatologistas, a pele do homem possui características diferentes: é mais oleosa e resistente a alguns tratamentos. Por isso a importância de se utilizar produtos específicos.

Dessa forma, alguns procedimentos estéticos, como a aplicação de botox, são realizados de maneira diferente da feita na pele das mulheres, utilizando uma técnica diferenciada por causa da propriedade da musculatura masculina.

Porém, a rotina de cuidados diários que os homens devem ter com a pele é semelhante com a das mulheres: limpeza com sabonete líquido ou gel de limpeza facial, tonificação e hidratação através de produtos que contem com proteção solar e com a formulação oil free (sem óleo) ou gel.

Mesmo sendo mais oleosa do que a pele feminina, a pele do homem também precisa de hidratação, sendo que os produtos devem ser bem individualizados, já que mesmo entre os homens, as necessidades são diferentes de acordo com cada um, com o cuidado de respeitar o seu histórico e as condições ambientais.

Se existe desvantagem da tendência a acne por causa da oleosidade na pele masculina, no envelhecimento eles consumam ser um pouco beneficiados. Segundo especialistas, o envelhecimento da pele pode demorar um pouco mais devido à oleosidade, porém a pele masculina costuma receber mais raios solares, pois eles costumam ser mais relapsos na hora de usar protetor solar.

Por Selma Isis