Artes Circenses: Opção divertida para manter a forma


Se você gosta de se exercitar, mas que está cansado da ginástica convencional e da musculação. Uma alternativa divertida que vem fazendo cada vez mais sucesso nas principais capitais são as aulas de circo oferecidas em muitas academias.

Isso acontece porque as artes circenses unem diversão e atividade física, sendo uma boa alternativa para quem pretende sair da rotina da malhação tradicional. Com as piruetas, são perdidas calorias.

O circo, além de ser uma arte, conta com diversos exercícios que servem como atividade física. As aulas podem ser realizadas nas próprias escolas de circo, porém academias de muitas cidades brasileiras também investem nas artes circenses para atrair alunos que costumam ficar entediados com a malhação tradicional.

Segundo instrutores da modalidade, as aulas como as de artes circenses são interessantes para as pessoas que gostam de superar obstáculos e procuram um exercício que lhes façam sair da rotina, já que se trata de uma modalidade desafiadora e estimulante.

Além de divertir e sais da rotina, o praticante de aulas de circo pode manter a forma facilmente. De acordo com especialistas, em uma hora de aula de circo, é possível gastar, em média, 400 calorias. São os músculos do abdômen, dos membros inferiores e dos superiores os mais trabalhados nas aulas, sendo que a força, o equilíbrio e a concentração também são desenvolvidos.

Muitos alunos procuram as aulas de artes circenses para se divertirem e se livrar das tensões do dia a dia, já que o mais interessante do circo é que, além de se exercitar, existe essa parte lúdica.

O circo possui realmente um intenso trabalho físico, mas quem irá fazer a aula em uma academia convencional deve estar ciente de que as aulas de circo são atividades complementares, por isso, quem pretende iniciar exercícios para emagrecer ou aumentar o tônus muscular, é preferível optar pela malhação convencional com a supervisão de profissional habilitado, já que as aulas de artes circenses exigem que o praticante possua um certo condicionamento físico para fazer as acrobacias.

Entre as atividades básicas estão as acrobacias, os malabarismos e os exercícios aéreos, como o tecido (movimento entre dois tecidos pendurados no teto) e o trapézio (aparelho que possui uma hasta suspensa por duas cordas).

Por ser a maior cidade do país e com intensa vida cultural, a capital paulista é uma das cidades brasileiras que mais possui escolas de artes e academias que oferecem a modalidade. As aulas são oferecidas duas vezes por semana e as mensalidades custam em média, R$ 200,00. Dentre os locais que oferecem as aulas de artes circenses, estão:

Galpão do Circo: www.galpaodocirco.com.br

Circo Vox: www.circovox.com.br/escola

Academia Competition: www.competition.com.br

Companhia Circodança Suzie Bianchi: www.circodanca.com.br