Estampa floral: Tendência também na decoração


Use Estampas florais em sua decoração

As estampas florais são as principais tendências desta temporada de calor. Mas, desta vez, não é somente nas roupas que elas aparecem, já que também se transformaram em moda na decoração.

Segundo especialistas em decoração de interiores, o floral cai bem como um detalhe, como por exemplo, nas almofadas. Além disso, pode combinar em um móvel com essa estampa no meio de uma sala com os demais móveis de cores neutras, como também em uma mesa de canto, cabeceiras de camas ou em cúpulas de abajur.

Para quem pretende investir nessa tendência, o primeiro passo é optar se a estampa será o principal detalhe na decoração. Segundo especialistas, se a proposta for voltada a chamada a atenção para uma peça específica, o restante do ambiente deve estar decorado em cores monocromáticas.

Porém, caso o morador tenha interesse em trabalhar com flores sem deixá-las tão destacadas, a melhor alternativa é optar por um desenho cujas cores sejam as que estão sendo mais trabalhadas no ambiente. Dessa forma, a peça servirá como um detalhe discreto para decorar o local.

De acordo com os decoradores, existem algumas tendências para a cor base do cômodo, como o cinza, com tons de gelo ao chumbo. Também caem bem as estampas florais nas cores amarelo cítrico ou em azul. Importante ressaltar de que é preciso ter cuidado na hora de escolher as cores das estampas para cada cômodo da casa.

É no quarto que devemos ter mais cautela na hora de escolher as cores das estampas florais, já que se trata de um local de descanso e relaxamento. Por isso os decoradores recomendam os tons mais suaves. Uma dica para usar estampas florais no quarto é colocar um papel de parede florido na parede atrás da cama. Para dar um toque especial, combine as cores dessa parede com as almofadas e a manta.

Já para a sala, local onde os moradores costumam se reunir, os profissionais indicam investir em cores contrastantes nos acessórios, com o objetivo de dar um toque moderno ao ambiente.

Quanto ao tamanho dos desenhos, são as estampas com flores miúdas as mais fáceis de serem trabalhadas. Isso porque são padronagens delicadas e não são tão chamativas quanto às estampas florais grandes.

Para quem pretende deixar a casa mais alegre para o novo ano, investir na estampa floral pode ser uma boa opção. Quem deseja investir nessa padronagem pode escolher por alguns procedimentos simples, mas que ajudam a deixar a decoração da casa mais bonita.

Uma das opções é a decupagem, que é a colagem de figuras de papel, procedimento muito usado no artesanato. Para fazer esse tipo de trabalho, é necessário ter uma cola específica e imagens de flores, que podem ser obtidas de guardanapos especiais para decupagem ou até fotos de revistas.

A aplicação de decupagem fica bem em criados-mudos, cúpulas de abajur, bancos e tampos de mesa, sendo uma boa alternativa para mudar a cara dos móveis da residência. Outra boa ideia é usar o papel de parede com estampa floral em colunas e vigas. Vale lembrar de que também é possível aplicar esse material em gavetas.

Por fim, para não errar, especialistas não recomendam usar estampa floral em todas as peças de um mesmo ambiente, pois fica exagerado.

Fotos de Estampas Florais