Dicas para preparar a casa para as festas de final de ano


Dicas de decoração para o Natal

Estamos a poucas semanas do Natal e este é o momento de deixar a casa linda para receber a família e os amigos nas festas de final de ano. Para decorar, nada melhor do que incrementar os ambientes com velas, guirlandas, luzes, presépios, bolas, árvores, enfim, tudo o que possa deixá-los no clima natalino.

E para obter uma bela decoração natalina não é necessário gastar muito, inclusive nas residências, pois o que realmente importa é o bom gosto e o envolvimento de todos os membros da família para compor cada detalhe.

Existem diversas maneiras de se deixar a casa enfeitada para o Natal e Ano Novo. A tradição costuma pedir verde, branco e vermelho, entretanto, nos últimos tempos, a criatividade passou a dar abertura para outros tipos de estilos e cores, como rústica e tropical, além das cores variadas, como tons de azul com prata; pink combinando com roxo e lilás; branco e dourado; tons pastéis com verde suave ou então utilizar itens coloridos.

Apesar das várias possibilidades para se decorar a cada para o Natal, é preciso ter cuidado para evitar que o ambiente fique semelhante a um salão de baile de carnaval. Para evitar esses problemas, especialistas recomendam optar por um estilo que combine com o já existente em sua casa, bem como evitar exagerar nas cores.

Se pretende dar um toque sofisticado à decoração de sua casa, especialistas em decoração recomendam apostar em uma elegante árvore de Natal, repleta de bolas com brilho. Como o Natal cai em pleno verão, muitas pessoas costumam passar o feriado na praia, e se for esse o seu caso, decoradores recomendam utilizar uma decoração mais rústica na casa de veraneio, abusando de elementos como conchas, flores e galhos secos.

Caso pretenda seguir a tradição natalina, usando as cores vermelha, branco e verde, uma dica para deixar a decoração elegante é abusar dos enfeites, como laços, bengalinhas, bonecos, entre outros nessas tonalidades, já que as cores resumem nossos pedidos para o novo ano, que são: branco, paz; verde, vida eterna e vermelho, amor. Dessa forma, vale a pena pensar no sentimento que mais desejamos para o próximo ano e investir na cor correspondente.

Estão na moda árvores de Natal com cores diferentes, porém, antes de comprar, é preciso ficar atento aos enfeites que serão postos nela. Segundo decoradores, a árvore branca fica bonita com dourado, vermelho ou lavanda, além de lacinhos em lilás. Já a árvore na cor preta fica linda se for decorada com enfeites brancos e luzes em LED. Por fim, árvore na cor pink deve ser decorada com bolas transparentes e enfeites em tons rosés.

Para decorar a mesa da ceia e do almoço de Natal, especialistas recomendam usar uma toalha com motivos natalinos ou com detalhes prateados, verdes, vermelhos ou dourados. Além disso, este é o momento de retirar dos armários seus utensílios mais bonitos e sofisticados, como taças, guardanapos, pratos, travessas e jogos americanos, já que, afinal de contas, trata-se de um momento muito especial e que precisa de uma comemoração à altura.

Vale lembrar de que é possível investir em uma bela decoração natalina se gastar muito. Com criatividade, é possível trabalhar com os enfeites que já possui em casa. Por exemplo, improvisar taças como castiçais ou fazer presentinhos com caixinhas de fósforos e montar os lacinhos.

Veja algumas fotos de Decoração de Natal:

Por Selma Isis