Dicas para cuidar de piercings e tatuagens


Cuidados Básicos com as tatuagens e cuidados Básicos com os piercings

Não há dúvidas de que os piercings e tatuagens caíram de vez no gosto popular. Antes restritos a membros de algumas “tribos”, como roqueiros, clubbers e emos, atualmente, ao circularmos por aí, podemos encontrar pessoas das mais variadas idades com adornos ou desenhos pelo corpo, mostrando que a “body art” veio para ficar e agradar a todos os gostos.

Os adeptos da “body art” buscam nos piercings e tatuagens expressar suas lembranças, liberdade, juventude, estilo, momentos de rebeldia, entre outros. É o caso da bela atriz Guilhermina Guinle, que interpreta a Manoela da novela “Guerra dos Sexos”, exibida na TV Globo.

Apesar de seu visual elegante e produzido, a atriz possui um lado mais desencanado através de uma tatuagem na região do tórax, feita durante uma viagem que realizou no Camboja, escrita em khmer (língua oficial do Camboja): “Para os que amam, o tempo é eternidade” . A atriz de 38 anos declarou em uma entrevista de que a tatuagem fora feita no chão de um lugar superpobre do país asiático. A body art da atriz global ficou evidenciada neste mês pelo fato dela ter posado de maiô na revista “Boa Forma” deste mês de dezembro.

Essas intervenções na pele podem registrar uma determinada fase da vida, entretanto, médicos dermatologistas advertem de que é preciso ter alguns cuidados, que caso não sejam observados, especialmente nos primeiros dias, podem desencadear alergias e infecções na pele, podendo prejudicar a cicatrização da tatuagem ou piercing, e até mesmo provocar interferência em seu resultado.

Isso acontece porque de acordo com os dermatologistas, quem pretende fazer uma tatuagem ou piercing está exposto a muitos riscos, dessa forma é importante ficar atento aos detalhes, como escolher o local onde o trabalho será feito e se o profissional é habilitado.

Além disso, para minimizar os riscos de doenças ou infecções, é fundamental conferir a higiene do estabelecimento, se possui a aprovação dos órgãos de fiscalização bem como se o profissional utiliza somente instrumentos esterilizados.

Tanto para quem pretende por um piercing ou fazer uma tatuagem, médicos advertem de que é preciso perguntar e exigir que o tatuador utilize somente agulhas estéreis e descartáveis. Vale lembrar de que mesmo com os cuidados, existem também algumas probabilidades da pessoa desenvolver inflamações, quelóides e alergias depois da realização dos procedimentos.

Segundo os médicos, quem está em tratamento de quimioterapia, mulheres gestantes, portadores de doenças autoimunes e que têm tendência a apresentar quelóides, não devem fazer piercings ou tatuagens. Isso acontece porque, nesses casos, a pele os identifica como corpos estranhos, podendo ser rejeitados pelo organismo.

Vale lembrar de que além dos riscos à saúde, também se devem levar em conta os aspectos psicológicos, já que a pessoa deve refletir bem antes de escolher o local e o desenho da tatuagem, bem como a peça que será aplicada no piercing, pois ficarão registrados para sempre em seu corpo.

Para reduzir os ricos de complicações e obter uma saudável cicatrização, leia a seguir algumas dicas de dermatologistas para cuidar de piercings e tatuagens:

Cuidados Básicos com as tatuagens:

-Manter a tatuagem sempre limpa, lavando o local com água morna ou fria, sem esfregar o local. É importante evitar banhos muito quentes e longos, sendo que é preciso enxugar bem a região com uma toalha macia. Sobre os desenhos, médicos recomendam aplicar uma fina camada de pomada antibiótica, à base de Neomicina+Bacitracina, lembrando que é necessária orientação médica.

-Para as tatuagens recentes, deve-se evitar expor-se ao sol, protegendo o local com roupar ou protetor solar, para evitar manchas indesejáveis;

-Assim que a tatuagem é feita, recomenda-se deixá-la protegida durante os quatro primeiros dias. Depois desse período, o ideal é aplicar uma pomada antibiótica, sempre com indicação médica, até completar o processo de cicatrização.

-Por fim, nunca retire as casquinhas e aplique um hidratante no local tatuado várias vezes por dia.

Cuidados Básicos com os piercings (com exceção dos situados na região da boca):

-Mantenha o adorno sempre limpo, lavando a região com sabonete antisséptico, além de movê-lo suavemente a peça e posteriormente usar duas ou três vezes por dia, um spray antisséptico ou soro fisiológico, durante o processo de cicatrização, que costuma demorar pelo menos três meses.

-Não remova as casquinhas, que cairão naturalmente, além de evitar banhos de mar, piscina ou sauna nos primeiros meses.

-Por fim, evite tocar no piercing sem necessidade além de evitar adornos pesados que podem alargar o orifício e até rasgar a pele.

Fonte: Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology (CRM 53414).

Por Selma Isis