Dicas para aproveitar todos os espaços de ambientes pequenos


Maioria nas grandes cidades, os apartamentos pequenos costumam ser um grande desafio para as pessoas organizarem seus pertences e receberem os amigos. Porém, utilizando os móveis e acessórios corretos, é possível montar um ambiente aconchegante e útil mesmo em imóveis muito compactos, especialmente com as denominadas peças “coringas”, as peças de dupla funcionalidade.

Segundo arquitetos e decoradores, essas peças ajudam a deixar os ambientes mais versáteis, fazendo com que nada fique igual por muito tempo, já que podem ser utilizadas em outros cômodos da residência.

Dessa forma, na hora de optar pelos móveis na decoração de apartamentos pequenos, a dica é pensar se serão úteis. Um rack básico, por exemplo, pode servir de bar para receber as visitas, pois as bebidas podem ser expostas sobre uma bandeja no móvel. Além disso, outras peças versáteis são os pufes e banquetas, já que podem ser colocadas embaixo de aparadores e puxadas a qualquer momento para somar novos espaços para os convidados.

Importante ressaltar de que existem peças muito usadas pelas pessoas para aproveitar espaços, mas que não são recomendadas pelos decoradores, em especial a famosa sapateira disposta atrás da porta do banheiro, pois a umidade pode danificar os calçados. Porém, existem alguns modelos, fabricados em lonas ou materiais sintéticos, que podem ser utilizados para protegê-los.

No caso das pessoas que trabalham em casa, uma boa opção é optar por armários que possam esconder prateleiras dobráveis e recuáveis, que agregam mais de uma função ao quarto em que funciona o home office.

Já no quarto das crianças, é possível aproveitar melhor o espaço de descanso dos pequenos. Os brinquedos, por exemplo, não serão problema se forem dispostos baús encaixados sob bancadas, aproveitando um espaço de desuso no ambiente.

Os banheiros também podem ter soluções bem criativas para aproveitar o seu espaço, que nos apartamentos pequenos costumam ter dimensões mínimas. Para ganhar espaço, uma dica é usar armários de pequena espessura atrás de espelhos. De acordo com especialistas, contar com um armário que tenha aproximadamente 12 cm soluciona a necessidade de espaço para acomodar objetos de higiene pessoal, além das portas com revestimento em espelhos lapidados disfarçam a existência do armário.

Além disso, especialistas recomendam pensar em uma reforma que tenha como projeto valorizar a integração dos ambientes para evitar a sensação de enclausuramento, como por exemplo, integrar a sala com a cozinha, pois a eliminação das paredes colabora para aumentar a sensação de um ambiente mais amplo.

Por fim, usar as faces das paredes podem ser uma ótima opção para aproveitar todo e qualquer espaço existente em apartamentos pequenos. Isso acontece porque elas podem armazenar pequenos objetos como livros, CD’s, DVD’s, taças, copos, sapatos, etc.

As faces das paredes não exigem muito espaço na profundidade, podendo ficar escondidas por fotografias, espelhos e painéis. Vale lembrar que atualmente é possível encontrar diversas opções de móveis prontos que podem ser adquiridos em lojas especializadas em decoração, nas mais diversas cores, modelos, marcas e preços para os mais variados orçamentos. Aproveite a entrada do novo ano para renovar a sua casa para iniciar 2013 com as energias renovadas em seu lar.

 Por Selma Isis