Vírus / Malware site Banco Itaú: cuidado ao acessar sua conta bancária


Vírus/Malware site Banco Itaú

Tive uma pequena surpresa esta semana ao tentar acessar minha conta Itaú pelo site, percebi que não estava no site oficial do Itaú e sim em um site clone do Itaú, que simula exatamente as funções do site oficial do Itaú, tentando então pegar seus dados de acesso a conta, como: Agência, Número da Conta, Senhas e etc. Frente a esta situação, decidi escrever este post e compartilhar com o maior número possível de pessoas este tipo de fraude, para que tomem alguns cuidados ao acessarem suas contas bancárias e evitem futuras dores de cabeça.

Como funciona o Vírus:
Hackers desenvolveram um Malware direcionado a usuários do Banco Itaú, que poderão se auto instalar em seu computador através de emails com anexos maliciosos, ou também ao acessar algum site que contenha este tipo de Vírus, o que fará com que se instale silenciosamente dentro de seu computador, sem que você desconfie de nada. Assim que instalado o Malware em seu computador, o vírus é executado logo em seguida que você for acessar o site do Itaú.

Quando você tentar entrar no internet banking, o malware o redireciona para uma falsa página do banco Itaú, simulando exatamente as funções do site oficial. No falso site do Itaú, será solicitado suas informações pessoais e também de acesso bancário, como por exemplo o número de seu cartão, agência, conta e senhas. Ao capturar suas informações, o Vírus encaminha um e-mail diratmente para o Hacker criminoso.

Fui pego pelo vírus, mesmo sempre utilizando um anti vírus pago e sempre atualizado. O vírus/Malware do Banco Itaú é executado tanto no Internet Explorer, como no Firefox e Google Chrome. Vale ressaltar que também existe este tipo de Vírus/Malware para outros bancos, como por exemplo o Bradesco, Caixa e HSBC.

Veja Abaixo alguns prints:

1- Página inicial do site do Itaú, repare que ela segue exatamente o mesmo layout do site oficial, inclusive a URL é a mesma.

2- Ao digitar sua agência e conta, você será direcionado para esta página, que também é idêntica ao site oficial do Itaú, mas que contém algumas falhas que devem ser observadas: Nome de outra pessoa e layout com quebras e falhas.

3- Ao clicar no nome, é aberto o teclado virtual, que hackeado irá colher suas informações  e enviar para o Hacker. Repare que este layout também tem quebras e cantos com serrilhado, ao acessar o site oficial sem Malware, o layout é normal, sem quebras.

Dicas para conseguir detectar e evitar o Vírus / Malware:
1-  Evite abrir anexos em e-mails desconhecidos;
2-  Mantenha seu anti vírus sempre atualizado;
3- Algumas mensagens automáticas são enviadas via MSN, Facebook e Orkut por usuários que também estão com o vírus em seus computadores;
4- Sempre que tentar acessar a conta no site do Itaú, verifique se o nome bate com o seu;
5- Ao digitar a senha, na primeira tentativa, digite ela errada, caso não de mensagem de senha inválida, quer dizer que você está com o malware em seu computador, pois o vírus não sabe sua senha e irá pedir para prosseguir com os demais dados.