Fígado: Órgão é vital e necessita ser bem cuidado durante toda a vida


Cuidados para não prejudicar o fígado

Com a proximidade das festas de final de ano e inúmeras confraternizações entre amigos e colegas de trabalho, brindar para comemorar é algo quase que inevitável. Diante de tanto champagne, é preciso ter muito cuidado para não prejudicar o fígado.

Órgão responsável por regular a maioria das reações químicas que ocorrem em nosso corpo, o fígado produz mais de 90% das proteínas que circulam no sangue e 15% da massa proteica total do organismo.

São produzidos no órgão proteínas como a ferritina, a albumina e vários fatores de coagulação. Além disso, o fígado colabora no metabolismo das gorduras e carboidratos, sendo responsável por absorver quase todos os medicamentos, por isso, é muito importante cuidarmos sempre muito bem dele.

Existem três mitos que envolvem esse órgão vital: o primeiro alega que problemas com o fígado provocam dores de cabeça. Os outros dizem que ele está relacionado ao mau hálito e à raiva. Segundo especialistas, tratam-se de crendices populares que não possuem nenhuma relação comprovada.

O álcool é o principal vilão do fígado, sendo que a quantidade equivalente a duas latas de cerveja por dia para as mulheres e quatro para os homens já é considerada perigosa para a saúde. Segundo os médicos, está provado que a ingestão de 80g de álcool por dia para os homens e 40g para as mulheres, durante dez anos, pode causar cirrose hepática.

Porém, não é somente a bebida alcoólica que pode provocar doenças no fígado. Uma alimentação rica em carboidratos e vida sedentária ajudam a aumentar o acúmulo de gordura no órgão, o que pode provocar outros graves problemas de saúde.

De acordo com os especialistas, aproximadamente 20% dos indivíduos que acumulam gordura no fígado desenvolvem hepatites, que são inflamações no órgão, sendo que podem até se transformar em cirrose. Essas hepatites que atacam o fígado são totalmente diferentes das hepatites B e C, que são provocadas por vírus.

Para manter o fígado saudável, médicos recomendam se alimentar de maneira equilibrada, além de movimentar o corpo. De acordo com os profissionais de saúde, é fundamental realizar atividades aeróbicas para manter a saúde do fígado em dia, como caminhadas, corridas ou andar de bicicleta.

O ideal é realizar pelo menos 40 minutos de exercícios quatro vezes por semana. Os médicos também aconselham a redução no consumo de arroz, batatas, massas, doces e gorduras de origem animal, pois é a principal estratégia para eliminar a gordura do fígado. Em caso de dúvidas, procure aconselhamento médico.

Por Selma Isis