Dieta Mediterrânea: Conheça as vantagens e desvantagens da dieta que promete emagrecer com saúde


Vantagens e Desvantagens Dieta Mediterrânea

Com a vinda do verão, aumenta a preocupação das pessoas em perder peso para sentirem-se confortáveis nas roupas mais frescas e curtas típicas da estação, especialmente as mulheres. E para perder peso, muitas pessoas partem para métodos radicais, como ficar sem comer, colocando a sua saúde em risco além de voltarem a engordar rapidamente.

Cansadas dos quilinhos a mais, muitas pessoas buscam soluções imediatas e radicais. Com promessa de emagrecimento rápido e saudável, a dieta mediterrânea ganha cada vez mais adeptos em busca do corpo ideal.

Porém, assim como em qualquer dieta, é preciso ficar atento aos prós e contras, além de reeducar a alimentação. Confira a seguir seus prós e contras e uma sugestão de cardápio:

Recentemente adaptada pelo HCor (Hospital do Coração) para o cardápio brasileiro, que passou a incluir alimentos típicos como o feijão e a sardinha, a Dieta Mediterrânea tem como lema promover uma alimentação cujos ingredientes possam ser encontrados facilmente, além de ajudar a combater doenças cardíacas, bem como melhorar o colesterol e a pressão arterial.

O emagrecimento ocorre em razão dos benefícios que a dieta, com a reeducação alimentar, traz ao corpo.

Vantagens:

Baseada em estudos, a Dieta Mediterrânea ajuda a enfrentar problemas cardíacos, colesterol alto e hipertensão;

É possível compor as receitas com ingredientes tipicamente brasileiros, como a sardinha;

Segundo especialistas, um copo de vinho toda noite faz bem, já que é antioxidante;

Nela, os laticínios, como leite e queijo, que são ricos em cálcio, não são proibidos;

É o tipo de dieta que oferece uma maior variedade de alimentos.

Desvantagens:

Por conter mais alimentos calóricos, é preciso dosar a quantidade para não engordar ao invés de emagrecer;

O emagrecimento não é o principal objetivo da dieta, mas sim melhorar a qualidade de vida das pessoas;

Está abolido o consumo de açúcar dessa dieta;

Assim como em qualquer outra dieta, é necessária muita força de vontade.

Sugestão de cardápio:

Café da manhã

Uma fruta de sua preferência;

Um pão integral com requeijão diet ou geleia diet;

Uma xícara de chá;

Um copo de leite desnatado com mel ou adoçante ou duas colheres de achocolatado.

Lanche da manhã:

Frutas de sua preferência;

Almoço:

Suco natural;

Salada à vontade;

Um peito de frango pequeno e magro ou um peixe (sardinha);

Quatro colheres de arroz e de feijão;

Uma massa ao sugo ou ao alho e óleo;

Lanche da tarde:

Frutas de sua preferência;

Jantar:

Uma taça de vinho;

Salada com azeite de oliva;

Sopa de legumes;

Uma massa

Para ter sucesso com a balança e evitar o efeito sanfona- quando as pessoas engordam e emagrecem rapidamente, especialistas advertem de que não existe milagre para emagrecer, sendo que o principal conselho é nunca desistir, devendo procurar sempre manter uma vida mais saudável e regrada. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, procure orientação de um médico ou nutricionista.

Por Selma Isis