Dicas para conquistar uma vida financeira a dois mais equilibrada


 Dicas de especialistas em finanças para os casais manterem uma vida financeira saudável

Com a proximidade do final do ano e gastos com os presentes de Natal e viagens de férias, muitos casais costumam se desentender nesta época com problemas financeiros. Esse assunto tornou-se até tema de um filme nacional recente: “Até que a sorte nos separe”, que aborda a história do casal Jane (Danielle Winits) e Tino (Leandro Hassum), que faturam R$ 100 milhões na loteria e passam a gastar toda a fortuna despreocupadamente.

Os gastos descontrolados fazem o casal entrar em desespero e a procurar o consultor financeiro Amauri (Kiko Mascarenhas), profissional que tem comportamento totalmente oposto dos dois e vive controlando o dinheiro, o que desagrada a sua esposa.

Dirigido por Roberto Santucci, o filme é inspirado no livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi, que ensina os pares a manterem uma vida financeira saudável. Para viver bem, as pessoas devem pensar em iniciar o casamento como uma continuidade do namoro.

Ou seja, o que apaixona são os hábitos da convivência, que não podem faltar após o matrimônio. Dessa forma, segundo o autor do livro, não se deve cortar todo o entretenimento do casal no caso de dificuldades financeiras.

O autor cita o exemplo de casais que acreditam de que é fácil comprar o carro novo ou um novo modelo de celular, acreditando de que as parcelas cabem no orçamento, porém não cabe. A partir disso, cortam as despesas mais fáceis, como o cinema e jantar ora, mas que são as nossas recompensas para vivermos bem.

Por isso, o escritor orienta de que o ideal é eliminar as despesas maiores, como por exemplo, vender o carro e adquirir um modelo mais barato, já que a falta de recompensas pode em algum momento, tirar o equilíbrio familiar.

Na época do lançamento do filme, no início de outubro, em declaração à imprensa, o ator Leandro Hassum, que faz o Tino, contou de que é parecido com o personagem que interpreta, porém ressalta de que a sua esposa é o contraponto do casal, sendo ela a responsável por administrar as finanças da família.

Especialistas na área financeira apontam que não é bom ser 8 ou 80. Isso quer dizer que não é preciso acabar com a vida presente para se poupar para a aposentadoria. Na hora de economizar, precisamos escolher pelo o que nos faz mais felizes, elegendo um ranking de prioridades e procurar gastar bem o dinheiro.

Intérprete de Jane, a atriz Danielle Winits revelou, na ocasião do lançamento do filme, de que não se identifica com o lado esbanjador da personagem, já que considera ter a personalidade oposta, pois procura investir mais em coisas palpáveis, como no futuro de seus dois filhos: Noah, de quatro anos, e Guy, de um ano.

Leia a seguir algumas dicas de especialistas em finanças para os casais manterem uma vida financeira saudável:

-Procure cortar gastos grandes ao invés do lazer diário;

-Dê prioridade o que o faz mais feliz;

-Procure poupar para o futuro sem que o presente seja anulado;

-Poupe pelo menos 10% de seu salário por mês;

-Não deixe o casal anular o indivíduo, e vice-versa.

Por Selma Isis