Como criar uma área de trabalho ou estudo adequada em sua casa


Dicas para montar uma área de estudos ou de trabalho em sua casa

Com os avanços tecnológicos e a correria do dia a dia, cada vez mais pessoas passam a trabalhar no esquema “home Office”, seja de maneira parcial ou total. Dessa forma, contar com uma área de estudo ou trabalho em casa passou a ser uma necessidade para muitas pessoas.

E agora ? É possível criar esses espaços sem comprometer a decoração ? De acordo com arquitetos e decoradores, com criatividade e bom gosto é possível escolher o lugar adequado. Em geral, o quarto e a sala costumam ser os ambientes da residência mais indicados para servir de local de estudos ou trabalho home Office.

Confira a seguir dicas para montar uma área de estudos ou de trabalho:

-Antes de montar qualquer espaço, escolha um local que conte com pontos de iluminação, internet e tomada próximos;

-Para trabalhar, é possível montar um espaço na sala. Um bom lugar é atrás do sofá, onde é possível colocar um aparador para servir de mesa;

-Para manter um ambiente harmonioso, procure escolher móveis escuros, porém, para dar um toque especial à decoração, invista em objetos de decoração coloridos, como um porta-canetas, luminária ou mouse pad, por exemplo.

-Se você pretende montar um local para estudos, o mais indicado é escolher um local mais tranqüilo, como o quarto;

-Procure escolher uma escrivaninha que conte com pelo menos 50 cm de profundidade e que não ultrapasse 76 cm de altura, sendo que a área livre no entorno da mesa deve ter entre 80 cm e 90 cm.

Para evitar dores de cabeça posteriores, é necessário que o morador realize um projeto inicial, já que a falta de organização pode gerar problemas, como um grande volume de fiação aparente.

Caso a residência seja um apartamento pequeno, os ambientes não devem ser separados, mas sim integrados. Uma dica é utilizar um armário que sirva para abrigar uma bancada retrátil para economizar espaço.

Outra idéia interessante para ganhar ainda mais espaço é que, caso seja possível, o morador pode derrubar alguma parede, como a que divide a sala e a área de serviço.

Quanto à decoração, existem algumas soluções para não deixar o local de trabalho e estudos muito sisudo- problema muito comum em espaços desse tipo. Especialistas sugerem saídas como um tampo de vidro para a mesa de trabalho, que proporciona um visual mais discreto.

Outra sugestão para o espaço é decorá-lo com uma poltrona bacana, como o modelo tulipa, que oferece um visual mais sofisticado. Caso pretenda aproveitar as escrivaninhas ou mesas que já tem em casa, verifique se eles combinam com os móveis novos que pretende compor o ambiente.

Para não errar na decoração, procure adquirir móveis que possuem a mesma linha de acabamento.


Por Selma Isis