Veja como o dinheiro é fabricado


Você já deve ter se perguntado, como é o processo de fabricação do dinheiro? Como as notas são fabricadas e colocadas em circulação? Um vídeo mostra todos os detalhes de como é feita a fabricação do dinheiro (Real) na casa da moeda.

Com mais de 300 anos de história, finalmente a Casa da Moeda abriu suas portas, permitindo a visitação pública. Qualquer pessoa poderá tentar ir pessoalmente na casa da Moeda, para que você conheça como é o processo de fabricação do dinheiro, tanto cédulas como moedas, você deverá fazer uma inscrição no site da Casa da Moeda, clicando neste link. Todo transporte e também a alimentação serão gratuitos.

O tempo médio de vida de uma nota (cédula de papel) varia em torno de apenas 14 meses, pouco mais de um ano e para garantir que o dinheiro esteja sempre em circulação no Brasil, a Casa da Moeda precisa fabricar em torno de 20 milhões de cédulas por dia.

Toda matéria prima, o papel e as moedas são fabricadas em São Paulo, chegando na Casa da Moeda prontos com a marca d’água, o fio magnético das notas e também com as fibras. Na casa da Moeda, as cédulas passam por 4 estágios de impressão, após o processo de impressão, elas passam pelo controle de qualidade, até chegar ao acabamento final.

Veja abaixo um vídeo que mostra como o dinheiro é fabricado:

Algumas fotos da Fabricação do dinheiro (clique nas fotos para ampliar)