Cortinas: Ajudam a dar um toque especial na decoração


O final do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam os meses que antecedem as festas de Natal e Ano Novo para deixar a casa mais bonita e aconchegante para receber bem os amigos e parentes nas comemorações.

Uma boa dica para renovar o visual de sua casa em um instante é apostar em cortinas novas, que deixam os ambientes aconchegantes e livres de luminosidade. Além disso, não é muito difícil combiná-la com o restante da decoração do ambiente, e, de acordo com o modelo escolhido, pode lhe dar um toque especial.

Arquitetos e decoradores costumam recomendar escolher um tipo de cortina para cada cômodo da casa. No caso dos quartos, o ideal é escolher cortinas de tecido, bem como os modelos “blecaute”, que costumam deixar o local mais escuro.

Já na sala, as persianas costumam ser as mais indicadas, de preferência, modelos que combinem com o restante da decoração, além de serem as mais recomendadas para as pessoas com alergia, pois acumulam menos pó.

É possível instalar também cortinas na cozinha, porém, é preciso tomar alguns cuidados antes de instalar, além de optar pelo modelo adequado. Especialistas aconselham a não colocar cortinas cheias de tecidos nem esvoaçantes, especialmente perto do fogão, pois podem provocar acidentes.

Quando for comprar a cortina, é preciso prestar atenção no seu acabamento para escolher um produto que tenha qualidade e durabilidade. Se você tem dúvidas qual o tamanho ideal de cortina, especialistas dão a seguinte dica: no caso dos modelos longos, eles devem ir até o piso. Já os modelos mais curtos devem ficar, pelo menos, 10 centímetros abaixo da janela.

Outra dúvida comum na hora da compra é optar por um modelo vendido pronto nas lojas ou por uma cortina personalizada. Especialistas aconselham a pesquisar antes de comprar, já que existem inúmeras opções no mercado.

A desvantagem de se adquirir um modelo pronto é ter que se limitar com os padrões de tamanho estabelecidos pelo mercado. Dessa forma, caso você não encontre uma cortina no tamanho desejado, procure um especialista para verificar se vale a pena encomendar um modelo personalizado.

Importante ressaltar de que a estampa das cortinas também costuma gerar diversas dúvidas, já que a sua variedade é muito grande: neutra, colorida, com listras, xadrez, entre outras. Especialistas apontam a principal dica para não errar na escolha da estampa da cortina: preocupe-se em combiná-la com um elemento marcante da decoração.

O morador pode tanto optar por uma cor vibrante, para fazer contraste com os móveis, mas também escolher uma estampa mais discreta, com um tom que seja o mesmo adotado na parede.

Vale lembrar de que as cortinas precisam sempre ultrapassar a parte inferior da janela. Os especialistas não costumam recomendar modelos muito curtos na decoração, pois não consideram elegantes, por isso, o ideal é optar por cortinas que toquem o chão.

Leia a seguir algumas dicas para utilizar e manter as cortinas na decoração de sua casa:

-Na hora de escolher o varão, procure um modelo que seja pelo menos, 30 centímetros maior do que a janela em seus dois lados;

-O ideal é lavar as cortinas a cada seis meses;

-Caso escolha instalar cortinas no quarto, dê preferência por modelos confeccionados em tecidos leves, pois não acumulam muito pó e são mais fáceis de lavar.

Veja abaixo, fotos de cortinas (clique nas fotos para ampliar):


1 comment

  1. Elaine disse:

    Gostaria de saber se a cortina 7 só tem branco com preto, ou se no lugar do preto teria de outra cor? Qual o valor? Obrigado

Comments are closed.