Como escolher o modelo ideal de óculos escuros para o seu rosto


Surgidos para corrigir uma deficiência física, ao longo dos tempos se tornaram um dos mais fortes ícones da moda. Os óculos- especialmente os modelos de sol- disfarçam os sinais de cansaço, protegem os olhos e proporcionam elegância no visual, tanto para homens como mulheres.

Eles são utilizados durante todo o ano, mas é durante as estações mais ensolaradas que se tornam acessórios de primeira necessidade, ainda mais em um país tropical como o nosso e com centenas que quilômetros de praias.

As tendências de moda apontam que o modelo em alta para as mulheres é o modelo “gatinho”, que possui as pontas superiores levemente inclinadas para cima, resgatando a moda dos anos 50 e 60.

Nos tempos atuais, em que a mulher passou a se uniformizar com os óculos unissex, o modelo gatinho surgiu para resgatar a feminilidade, já que combinam com as que adotam o estilo romântico e que desejam deixar o visual mais charmoso.

Porém, se o estilo gatinho não for de seu agrado, não desanime, pois existem diversos modelos no mercado adequados aos mais variados formatos de rosto, e com certeza irá encontrar um que lhe agrade.

Há modelos tradicionais que foram relançados nos últimos anos em tons vibrantes e coloridos, em especial os modelos aviador e “wayfarer”, imortalizados pela marca Ray-Ban, conquistaram o rosto dos mais descolados e viraram febre nas ruas de todo o Brasil.

No caso do modelo aviador, especialistas em moda apontam de que se trata de um verdadeiro coringa, pois fica bem em pessoas de todas as idades. Além disso, existem no mercado variações do modelo adequadas a qualquer tipo de rosto, levando em conta a harmonia e respeitando a personalidade do indivíduo.

Caso você opte pelo estilo discreto, fique atento na hora de escolher as cores do acessório, para que ele não “apague” o seu rosto. O ideal é evitar a saturação de uma mesma cor. Confira a seguir algumas dicas para ajudar a escolher o modelo ideal para você:

Formato do Rosto:

Oval: Esse formato de rosto é o mais democrático, pois combina com todos os tipos de armações;

Triangular: Dê preferência por modelos com armações redondas, estreitas e ovais ou armações com a parte inferior reta e curta;

Redondo: Prefira modelos com armações quadradas e com as linhas retas, que ajudam a deixar o rosto mais fino;

Quadrado: Opte por óculos de armações com cantos retangulares;

Cabelos:

Negros: Tons de âmbar, armações de metal pretas e de padrão envelhecido;

Morenos: Essa tonalidade de cabelo é a mais democrática, já que todas as cores de óculos caem bem;

Loiros: Para não deixar o rosto “apagado”, prefira modelos com tons escuros, coloridos e as armações douradas;

Ruivos: Prefira modelos em tons de vermelho, vinho e preto.

Detalhes:

Maçãs do rosto proeminentes: Os óculos não devem encostar na pele;

Nariz longo ou grande: A ponte (parte da armação que une as lentes) deve ser mais baixa do que a linha superior da armação;

Nariz Pequeno: Ponte estreita;

Nariz Largo: Ponte alta;

Olheiras: Armações foscas e com volume ajudam a disfarçar o visual cansado;

Olhos muito próximos: Prefira armações com cores escuras nas laterais e ponte mais clara.

Por Selma Isis