Chá de garcínia: Chá que controla o apetite é a nova moda das famosas


Vestida em trajes sumários, em especial tops e saias curtíssimas, a atriz Ísis Valverde vem sendo um dos principais destaques da novela “Avenida Brasil”, sucesso de audiência da TV Globo, em que interpreta a “periguete” Suelen.

E para interpretar a moça sensual, Ísis teve que redobrar os cuidados com a boa forma, ainda mais pelo fato da personagem adorar usar pouca roupa, por isso, investiu em uma rotina de exercícios e dietas para não deixar nenhuma gordurinha em evidência.

Além da rotina puxada de exercícios e dieta, recentemente a atriz mineira declarou ser adepta de um chá feito com a planta chamada garcínia, principalmente quando exagera na comilança e necessita voltar a seguir uma dieta mais leve.

Aliado na hora de conter o apetite, a infusão feita com a planta pode ser a solução para quem pretende perder peso e diminuir a vontade de comer chocolate e outros doces. A garcínia pode ser encontrada no mercado em diversos formatos: além do chá, é comercializada em cápsulas ou em pastilhas com chocolate meio amargo, com 70% de cacau, que são até mais recomendadas por nutricionistas.

Utilizada em dietas de manutenção e redução do peso, a garcínia possui a capacidade de controlar o apetite pelo fato de contar com uma substância denominada ácido hidroxicítrico, ou AHC, que aumenta a síntese do glicogênio, uma reserva energética do organismo.

Pesquisas apontam de que essa reserva de energia faz com que seja enviado um sinal de saciedade ao cérebro, não ocorrendo a necessidade de comer mais para a produção de energia.

Segundo nutricionistas, a garcínia também aumenta a liberação de serotonina para o cérebro, neurotransmissor encarregado de proporcionar sensação de bem-estar, atuando na redução da ansiedade, e em conseqüência, na compulsão por doces. Além disso, a planta possibilita também evitar o acúmulo de gordura resultante do consumo excessivo de carboidratos.

De acordo com especialistas, a indicação para o consumo pode ser de duas vezes ao dia, em geral antes do almoço e antes do jantar. Porém, isso irá depender do tratamento e da maneira como a garcínia será consumida, ficando a critério do profissional a prescrição e a dosagem adequada.

Dessa forma, não é indicado o consumo da garcínia por conta própria, pois somente um profissional da saúde poderá calcular qual a dosagem da planta mais adequada para emagrecer e manter peso com saúde.

Para pessoas que apreciam tomar chás variados ao longo da dieta, especialistas advertem de que isso pode gerar conflitos na absorção das substâncias. Vale lembrar de que no caso das cápsulas, a garcínia costuma ser utilizada sem a manipulação de outras ervas. Dessa forma, se o paciente estiver fazendo uso de outra substância, deve fazer um intervalo antes de consumir a cápsula de garcínia.

Por Selma Isis