Óleo de Argan: Produto é recomendado para tratamento de cabelos muito ressecados


Está fazendo muito sucesso entre as mulheres um óleo obtido de uma espécie de árvore típica do Marrocos, um dos principais segredos dos cabeleireiros por contar com uma ação imediata e eficaz ao entra em contato com os fios. Trata-se do óleo de argânia, popularmente conhecido por óleo de argan (termo em inglês), que pode ser usado diretamente nos cabelos ou como ingrediente nas máscaras de hidratação, proporcionando brilho às madeixas logo na primeira utilização.

Recomendado para cabelos volumosos e anelados, com muito frizz (fiozinhos arrepiados), e/ou quimicamente tratados, o óleo de argan proporciona resultados imediatos por formar um filme protetor nos fios, deixando-os sem volume, sem fios arrepiados e soltos. Porém, para ser eficaz, os cabeleireiros recomendam usar pouco produto, já que uma dose equivalente a uma moeda é considerada enorme.

Segundo especialistas, o óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, além de ômega 3 e 6, além de melhorar a elasticidade dos cabelos, possui propriedades antioxidantes e um poderoso rejuvenescedor dos fios. Além disso, possui alto poder de hidratação, dá brilho e vitalidade às madeixas.

O óleo de argan pode ser utilizado na hora de fazer escova ou chapinha, notórios procedimentos que danificam os fios devido ao calor. O produto também é eficaz para ser utilizado como finalizador, em especial nas pontas dos cabelos.

Por contar com tantas qualidades, a cada dia os profissionais da beleza descobrem novas formas de utilizar esse importante aliado, como máscara capilar: lave os cabelos com o seu xampu de costume e em seguida aplique o óleo de argan no comprimento e nas pontas dos cabelos, tomando o cuidado de não passar no couro cabeludo, para que não fique oleoso. Massageie os fios e deixe o óleo agir por cinco minutos e enxágue.

A popularização do óleo de argan ocorreu recentemente, apesar de seus benefícios já fossem conhecidos. Segundo cabeleireiros, até há pouco tempo só existia uma marca de óleo de argan no mercado, importada e com custo pouco acessível para a maioria das consumidoras. Agora, existem marcas nacionais com preço mais em conta, de qualidade equivalente, sendo muito procuradas pelas mulheres.

É o caso da marca de cosméticos Inoar, criadora de uma linha de produtos à base de óleo de argan. Em entrevista recente da proprietária da Inoar, Inô Manoel à imprensa, ela sentiu a diferença que o produto fazia aos fios em 2007, ao conhecer as suas propriedades pela primeira vez. Segundo ela, o óleo de argan proporciona um brilho excepcional que ainda não viu em outros produtos.

Mas não são apenas os profissionais da beleza que recomendam o uso do óleo de argan. Dermatologistas apontam que o produto é um potente hidratante, que previne estrias, regula a oleosidade e combate o envelhecimento precoce. Além disso, age de forma eficaz contra rugas, acne, bem como protege contra as agressões de agentes externos.

O preço do óleo de argan costuma variar conforme a marca. Em média, o vidro com 100 ml, que costuma durar bastante, já que deve-se usar pouquíssima quantidade do produto por vez, custa em média, R$ 130,00.

Abaixo algumas fotos do Óleo de Argan: 

Alguns dos produtos disponíveis no mercado, a base de óleo de Argan:

Por Selma Isis