Lentes de contato para dentes: Novidade que promete deixar dentes mais brancos de maneira prática e simples


Você já imaginou visitar o seu dentista e sair de lá usando lentes de contato para lentes ? À primeira vista parece uma idéia maluca, mas na realidade esse é o apelido que os dentistas deram para finíssimas películas de cerâmica que são postas sobre os dentes em consultório que deixam os dentes mais brancos de forma natural.

Esse procedimento vem sendo usado cada vez mais pelas famosas, em especial, atrizes, modelos e apresentadoras de TV, que têm a necessidade de exibir um sorriso ainda mais impecável devido às novas imagens de TV por alta definição.

Dessa forma, como as imagens HD evidenciam eventuais imperfeições nos dentes, como irregularidades, manchas e dentes muito separados- os chamados diastemas, famosas como a atriz Gabriela Duarte e a modelo Mariana Weickert investiram recentemente nesse tratamento, que são aplicadas de maneira semelhante às facetas de porcelana.

Entretanto, as películas de cerâmica têm a vantagem de não exigirem os desgastes realizados nos tratamentos estéticos convencionais que utilizam as facetas, pois elas são bem mais finas: 0,2 milímetro contra 0,5 milímetro, proporcionando um aspecto tão natural que se parecem com um descascado de esmalte.

Pacientes que optaram por esse tratamento relatam que não precisaram mudar em nada a sua rotina de escovação e alimentação. O único porém das películas de cerâmica é o preço: varia de R$ 1 mil a R$ 4,5 mil por dente,

Isso se deve pelo fato de ser um trabalho que deve ser feito de forma minuciosa. Primeiro, o paciente deve ser filmado e fotografado enquanto fala, para que o profissional verifique quais são os dentes que aparecem, para que sejam identificados e moldados por um protético, que irá elaborar as películas de cerâmica.

Para que o sorriso fique perfeitamente natural, é necessária muita habilidade na elaboração das películas, já que os dentes naturais não possuem uma cor uniforme: costumam ser amarelados na região da raiz, brancos no meio e translúcidos nas pontas.

Dessa forma, os protéticos costumam misturar com pinceizinhos 10 cores de pó de cerâmica mais próximas da tonalidade natural dos dentes do paciente, podendo escolher entre 50 tons de cores existentes nos laboratórios.

Em seguida, essa mistura demora horas para ficar pronta, e é encaminhada para um forno para endurecê-la, sob uma temperatura de 1000 C°. Depois de prontas, as lentes de cerâmica são aplicadas nos dentes do paciente em apenas uma sessão no consultório.

Primeiro, o profissional aplica um ácido no dente e na lente para deixá-los porosos. Depois, passa um tipo de cimento nas duas partes, e termina passando silano, material composto por hidrogênio e silício, para colar o cimento e a película de cerâmica.

Vale lembrar de que os profissionais de odontologia estética não recomendam esse tipo de tratamento para pacientes que têm o hábito de morder lápis ou tampa de caneta, roer unhas ou range os dentes à noite, pois danificam a cerâmica.

Nesses casos, e também para os pacientes que possuem resina aplicada na frente dos dentes, especialistas continuam a recomendar o uso das facetas convencionais de porcelana, procedimento feito em consultório com o paciente anestesiado, já que exige a raspagem de uma grande quantidade do dente, podendo atingir terminações nervosas e provocar dores.

 Fotos de Lentes de contato para dentes (clique nas fotos para ampliar)


1 comment

  1. Lilian Del bosco disse:

    Gostei da matéria sobre “lentes de contato para dentes” e gostaria de saber onde posso encontrar profissionais competentes para esse tipo de tratamento nos seguintes locais: Teresópolis (RJ) ou
    Barra da Tijuca ou Jacarepaguá no Rio de Janeiro
    Obrigada,
    Lilian Del Bosco

Comments are closed.