Dicas para usar fio dental: como usar o fio dental corretamente


Tão importante quanto a escovação diária, muitas vezes deixamos o fio dental de lado na hora de higienizar a boca. Porém, não basta utilizá-lo diariamente, mas sim utilizá-lo corretamente, pois especialistas advertem que se o fio dental não for usado de maneira correta e frequentemente, é comum a formação de placas bacteriana, as principais causadoras de cárie e doenças na gengiva.

Em geral, os dentistas indicam o uso do fio dental para os espaços entre os dentes, em locais onde a escova não consegue alcançar. O fio dental pode ser utilizado de duas maneiras: de forma cosmética, com o objetivo de retirar restos de alimentos maiores que se depositam entre os dentes, e a terapêutica, essencial para remover a placa bacteriana e evitar doenças na boca a longo prazo, como problemas periodontais.

É comum de que as pessoas fiquem com receio de utilizar o produto por medo de se machucarem, porém, especialistas recomendam deixá-lo de lado e utilizá-lo corretamente para manter a saúde dos dentes.

Além disso, o uso frequente do fio dental pode ajudar a evitar problemas bucais futuros. Por exemplo, quando a gengiva sangra durante a escovação ou quando é passado o fio dental, pode ser um indício de inflamação, sendo um sinal importante para higienizar a boca corretamente.

Vale lembrar de que não é necessário aplicar o fio dental com a mesma frequência do que a escovação, que deve ser feita após todas as refeições, mas sim no mínimo uma vez por dia, tomando o cuidado de passar em todos os dentes.

O horário mais recomendado para passar o fio dental é antes de dormir, já que os dentistas consideram um período crítico, já que as bactérias agem mais durante esse período, quando as pessoas permanecem um tempo maior com a boca fechada.

Veja como usar o fio dental corretamente:

-Primeiro, corte um pedaço do fio dental que conte com aproximadamente 40 centímetros de comprimento;

-Em seguida, enrole-o em volta do dedo médio de cada mão, e procure deixar aproximadamente 10 centímetros para passar entre os dentes;

-Usando os dedos polegar e indicador, segure o fio e deslize-o em direção à gengiva, delicadamente, com o objetivo de remover os maiores vestígios de alimentos;

-Fazendo movimentos de vai e vem, delicadamente, passe o fio dental no sulco da gengiva, que fica em volta da base de cada dente;

-Procure não forçar a gengiva com os movimentos, para não machucá-la;

-Na hora de retirar o fio, você também deve fazer movimentos vai e vem, no caso de ter restado algum restinho de sujeira;

-Para cada dente é necessário utilizar um pedaço novo de fio dental, repetindo os procedimentos informados acima.

Por Selma Isis