Dicas para dormir bem: É preciso adotar a postura correta para ter um sono reparador


Nada melhor do que um sono tranquilo e reparador para renovarmos a nossa energia para as tarefas do dia. Porém, é necessário ter cuidado na hora da postura quando for dormir, já que especialistas advertem que a coluna fica mais protegida se estiver na posição correta.

Dormir bem abrange mais do que uma boa cama para se deitar em um quarto silencioso e escuro. Especialistas afirmam que a melhor posição para dormir é de lado, mas sem ficar encolhido demais. Dessa forma, deixa a coluna mais alinhada.

Para ajudar na tarefa de deixar a coluna mais alinhada, especialistas recomendam usar almofadas ou travesseiros entre os joelhos, que garantem posicionar corretamente o quadril e a altura dos braços.

Importante ressaltar de que existem pessoas que não conseguem dormir de lado. Nesse caso, especialistas recomendam que elas tentem dormir de barriga para cima, mas tomando os seguintes cuidados: Usar um travesseiro embaixo da cabeça, para evitar uma flexão grave no pescoço, além de dispor um rolinho embaixo do joelho para relaxar a lombar.

Vale lembrar de que dormir de barriga para cima podem ressaltar as dificuldades respiratórias de algumas pessoas, como a apneia do sono, que pode piorar com essa posição. Já a posição menos recomendada por especialistas é dormir de bruços.

Isso acontece porque dormir de bruços altera toda a musculatura do corpo e da coluna, além de atrapalhar o sistema cardiorrespiratório, já que os pulmões não conseguem ventilar corretamente. Caso a pessoa só consiga dormir de bruços, leia a seguir as dicas de especialistas para se posicionar corretamente quando for deitar-se dessa forma.

Além disso, especialistas destacam a importância de escolher o travesseiro que vai embaixo da cabeça, que não deve ser nem muito alto, nem muito baixo, já que o pescoço deve ficar em uma posição neutra, permanecendo em harmonia com o restante do corpo. Travesseiros com viscoelástico desenvolvido pela NASA, costumam ser boas opções.

Dicas para se posicionar corretamente ao dormir:

De Bruços: Especialistas recomendam utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um destinado a apoiar a cabeça e outro que deve ser usado embaixo do abdômen, próximo à cintura, que tem como objetivo tentar alinhar a coluna;

De Lado: Use um travesseiro para apoiar a cabeça de forma que ele se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão. Mantenha os joelhos na posição semiflexionada, com um travesseiro entre eles, e outro travesseiro para apoiar o braço que está por cima. Isso evita que o braço fique pendente na lateral da cama;

De Barriga para Cima: Use um travesseiro na cabeça, procurando preencher o espaço entre ela e a coluna, e outro travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os semiflexionados, o que vai proporcionar o relaxamento da coluna.

Por Selma Isis