Desvio de Septo: Confira os sintomas


Estamos em pleno inverno, o que aumenta os casos de gripes e resfriados. Porém, isso pode mascarar problemas de saúde mais sérios, como os casos de desvio de septo. Ter uma sensação de nariz entupido, parecido com o de uma gripe, costuma ser o principal sintoma das pessoas que têm desvio de septo. Trata-se de uma mudança na estrutura do osso e da cartilagem nasal, que divide o nariz ao meio.

Acontece que o desvio de septo atrapalha a passagem normal do ar quando a pessoa respira, e que costuma ocorrer em duas situações: ou o problema já é de nascença ou se forma em decorrência da alguma lesão no local.

Não é difícil encontrar uma pessoa que tenha desvio de septo. Em geral, essas pessoas costumam reclamar da dificuldade para respirar, já que têm uma das narinas obstruída (existem casos em que os dois lados da narina são afetados), porém, outros sintomas podem surgir nas pessoas com o problema:

-Nariz torto;

-Respiração incorreta, feita somente pela boca;

-Aumento dos cornetos (espécie de carne esponjosa existente no interior do nariz), o que piora a obstrução nasal;

– Maior possibilidade de ter sinusite;

-Redução do olfato e do paladar;

-Apneia noturna (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos durante o sono);

-Dificuldade para realizar atividades físicas por não conseguir respirar direito;

-Sensação de cansaço ao despertar;

-Ronco;

-Má qualidade do sono.

Tratamentos convencionais, em especial o uso de remédios descongestionantes nasais não resolvem o problema, pelo contrário: deixam as defesas do nariz mais fracas. Para as pessoas que têm desvio de septo, a solução para o problema é realizar uma cirurgia denominada Septoplastia. O procedimento cirúrgico é feito por meio de cortes pequenos no interior do nariz, que tem por objetivo retirar a cartilagem com o desvio para que seja recolocada, desta vez na posição correta.

Segundo especialistas em rinoplastia, em alguns casos, como por exemplo, em pessoas que têm narinas estreitas, é necessário operar outras partes do nariz, corrigindo a parte externa. Depois da cirurgia, o paciente é liberado para retornar para casa no mesmo dia, e os resultados começam a ser percebidos em aproximadamente um mês.

Vale lembrar de que para quem não tem plano de saúde, é possível realizar a cirurgia de Septoplastia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo depoimentos de pacientes, após o período de recuperação, relatam que passaram a ter a sensação única de respirarem como pessoas normais.

Por Selma Isis


1 comment

  1. por favor preciso saber o valor de uma cirurgia do desvio sptico do naris que é sinusite

Comments are closed.