Inverno: Estação mais fria do ano provoca mudanças no corpo


O inverno, a estação mais fria do ano, chega oficialmente ao Brasil no dia 20 de junho. E a as temperaturas mais baixas provocam uma série de mudanças no corpo e em nossos hábitos, como: aumento da fome, preguiça, sono, pele ressecada e aumento de doenças respiratórias.

Essas alterações acontecem devido a uma reação de nosso corpo, que lança mão de alguns recursos para que possa funcionar corretamente. Especialistas explicam de que isso acontece porque o nosso corpo gasta muita energia para se manter aquecido, o que provoca um desânimo natural nas pessoas.

Os principais sinais de que o corpo necessita ser aquecido são: pelos arrepiados, pés e mãos frios, já que quando está muito frio o corpo gera movimentos involuntários para se aquecer. Por isso, procure manter sempre as extremidades do corpo bem agasalhados, como a cabeça, as mãos e os pés, pois perdem mais calor.

Como o frio faz baixar as defesas do organismo, já que a diminuição da temperatura debilita o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável às doenças, por isso, é importante redobrar os cuidados para não ficar doente durante a estação mais fria do ano.

Além disso, é preciso prestar atenção à hidratação, pois o nosso corpo, mesmo no inverno, precisa de líquidos para mantê-lo hidratado. Os chás podem ser consumidos para repor a hidratação, porém evite o consumo de chás diuréticos, pois podem deixar o organismo ainda mais debilitado.

Existem muitas verdades e mentiras a respeito das mudanças do nosso corpo e hábitos durante o inverno. Leia a seguir sobre o que realmente acontece e os principais cuidados com a sua saúde durante a estação mais fria do ano:

As pessoas ficam mais preguiçosas durante o frio?
Verdade. Isso acontece porque o organismo tenta economizar energia, pois consome muita energia para manter a temperatura do corpo.

O inverno é a melhor época do ano para se fazer dieta ?
Mentira. Não existe diferenças no processo de emagrecimento no inverno e no verão.

Idosos sentem mais frio ?
Verdade. Isso acontece porque a taxa metabólica diminui com a idade e a pessoa precisa gastar mais energia para manter o corpo aquecido.

Não é bom praticar exercícios no inverno ?
Mentira. Porém, é muito importante que a pessoa se alongue mais antes do treino para não lesar a musculatura.

Gordos não sentem tanto frio ?
Verdade. Isso acontece porque a gordura atua como um isolante térmico, o que ajuda a manter a temperatura do corpo.

O sol do inverno é menos nocivo ?
Mentira. Pelo contrário, o índice de radiação ultravioleta (UV) é mais alto no inverno do que no verão, dessa forma, o uso do filtro solar é obrigatório durante todo o ano.

As pessoas sentem mais vontade de comer alimentos calóricos e gordurosos durante o frio ?
Verdade, pois as saladas e frutas ficam menos atrativas e as pessoas procuram alimentos mais quentes e calóricos.

A pele e os cabelos ficam desidratados durante o inverno ?
Mentira. Eles ficam mais fragilizados durante o frio, mas o seu ressecamento decorre do hábito de se tomar banhos muito quentes no inverno, já que o calor retira a proteção da pele e do couro cabeludo.

As pessoas ficam mais doentes durante o inverno ?
Verdade. Isso acontece porque as temperaturas mais baixas, deixa o organismo mais propenso às doenças, já que enfraquece o sistema imunológico.

Por Selma Isis