Dieta das noivas: Conheça esse regime polêmico e os seus efeitos


Se existe um evento que é sonhado por muitas mulheres desde a infância, este é sem dúvidas o casamento. Trata-se de uma ocasião em que a mulher deseja ficar mais linda do que nunca, para ficar eternizado nas fotos e vídeos do evento. E para ficar bem no tão idealizado vestido de noiva, o que lhe dará ares de princesa de conto de fadas, muitas noivas não medem esforços para ficarem esbeltas, apelando para todos os métodos de emagrecimento possíveis e imaginários.

Atento a essa demanda, um médico em na cidade de Miami, no Estado de Flórida (EUA), criou um método radical e polêmico para emagrecer rapidamente, chamado K-E ou Dieta das Noivas. Semelhante à dieta dos carboidratos, porém tem como principal diferença o fato que a paciente deve consumir somente 800 calorias ao dia ao longo da dieta, que pode durar até 10 dias.

O curioso é a forma como a paciente deve consumir essas 800 calorias, ou seja, ela fica com um tubo de alimentação inserido no nariz, por onde se acopla um saco com um soro composto por gorduras, água e proteínas essenciais, responsáveis por fornecer a quantidade mínima de calorias necessárias para manter as atividades do corpo de uma mulher.

Ou seja, a paciente terá que circular com a bolsa de sonda por todos os locais aonde vá durante todo o dia, sendo retirado somente na hora do banho. Isso acontece porque a sonda fica gotejando o soro de alimentação ininterruptamente durante 24 horas.

Importante ressaltar de que esse método está sendo alvo de diversas polêmicas e discussões. Especialistas na área de saúde ressaltam que o nosso corpo necessita dos processos de mastigação e deglutição, pois regulam as sensações de fome e saciedade. Além disso, a Dieta das Noivas impossibilita que a mulher possa participar dos aspectos sociais onde a comida está envolvida, como jantares e almoços em família, por exemplo.

Outro efeito que a Dieta das Noivas provoca é deixar a saúde da paciente debilitada, já que o método provoca os seguintes efeitos colaterais: prisão de ventre, tonturas e náuseas. Além disso, a paciente fica com uma aparência abatida e com mau hálito, em razão de ficar um longo tempo sem ingerir alimentos.

No Brasil, um dos médicos que oferecem esse método é o nutrólogo e otorrinolaringologista Cesar Mezadri Araújo, em sua clínica em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo. Mesmo com um preço bem salgado, já que os dez dias de Dieta das Noivas custa em torno de R$ 2.700,00, o profissional atende em média, 15 pacientes por mês.

Além de deixar a noiva totalmente debilitada, outro efeito provocado pela Dieta das Noivas considerado prejudicial por especialistas é o surgimento do “efeito sanfona”, ou seja, no caso de dietas muito radicais, onde a pessoa emagrece rapidamente, assim que a dieta termina, ela volta a engordar tão ou mais rápido do que antes do regime.

O efeito sanfona decorre de diversos fatores, no caso das dietas muito rigorosas, o corpo entende que precisa estocar alimento para obter energia. Dessa forma, irá armazenar a maior quantidade de energia possível, fazendo com que a pessoa engorde e tenha dificuldades para emagrecer novamente.

Por isso, se achou a Dieta das Noivas muito radical, existem outros métodos mais saudáveis que podem ajudar a emagrecer para seu casamento, realizando uma reeducação alimentar combinada com exercícios físicos regulares. Além disso, os seus resultados são mais fáceis de se manter a longo prazo.