Lavadora de roupa: Indispensável na vida das famílias

Foi-se o tempo em que era preciso encarar o tanque para lavar roupas, tarefa extremamente trabalhosa para famílias com mais de três pessoas. Isso porque não é fácil para uma família dar conta de lavar dezenas de camisas, calças, vestidos, roupas íntimas e uniforme escolar no tanque, em especial as que possuem crianças, que sujam as roupas com muito mais frequência.

Graças ao avanço do motor elétrico, a partir do século XX as máquinas de lavar roupas passaram a ser produzidas em larga escala, o que facilitou o acesso do eletrodoméstico a um número maior de pessoas.

O seu processo de lavagem é feito por meio da movimentação de um agitador e em ciclos de lavagem, enxágue e centrifugação. Atualmente é possível encontrar dois modelos de máquina de lavar roupa no mercado: as com abertura superior ou frontal, essas últimas são consideradas pelos especialistas como os modelos mais resistentes e práticos, porém são de custo mais alto do que as primeiras.

Além disso, as máquinas de lavar disponíveis atualmente no mercado contam com diversos recursos, que facilitam a vida da dona (ou dono) de casa: diferentes capacidades de lavagem, temperatura da água nos ciclos, tempo de duração da lavagem e seleção de velocidades dependendo do tipo de roupa, tanto as mais leves como as muito sujas.

Depois da compra, é importante ressaltar de que a instalação do eletrodoméstico deve ser feita por um técnico indicado pela loja onde o produto foi comprado. Vale lembrar de que o eletrodoméstico deve ser disposto em um local nivelado e plano, com cobertura que o proteja do sol e intempéries, de preferência em uma lavanderia coberta.

Para evitar o esforço demasiado do motor ou o retorno da água, é preciso ter atenção na hora de instalar a mangueira de escoamento de água da máquina de lavar. Além disso, não se esqueça de remover o plástico protetor que vem de fábrica colado no gabinete com o objetivo de evitar a formação de ferrugem em decorrência do acúmulo de umidade enquanto está no depósito.

Para prolongar a durabilidade do eletrodoméstico, é preciso seguir à risca as orientações do manual de instruções, especialmente no que se refere à carga máxima de roupas que a máquina suporta.

Também é importante que seja feita uma limpeza interna regular no eletrodoméstico, de preferência a cada dois meses, utilizando somente ½ litro de água sanitária e água. Além disso, limpe o gabinete interno com um pano úmido com água e sabão neutro e limpe o filtro interno passando uma escova com água.

Como o Governo Federal prolongou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da linha branca até o final de junho, este é um bom momento para quem pretende comprar uma máquina de lavar roupas, pois os preços estão mais em conta.

Uma das melhores marcas de máquina de lavar roupas que é referência no mercado nacional é a Brastemp, que conta com uma linha variada de produtos adequados às necessidades de todas as famílias. Acesse o site oficial da marca e escolha a sua nova máquina de lavar roupas: http://www.brastemp.com.br/LavadorasdeRoupa

Veja fotos de algumas opções de Lavadora de Roupas Brastemp:


Por Selma Isis