Dicas para limpar manchas e cuidar de carpetes e tapetes


Carpetes e tapetes proporcionam aconchego, beleza e conforto ao ambiente. Mas, para que se conservem limpos e longe de fungos e ácaros precisam de manutenção adequada. Em caso de dúvida na lavagem, aplicação de produtos, remoção e dedetização, contatar o departamento de assistência técnica da fábrica para analisar previamente se o produto a ser utilizado não irá causar danos ao carpete ou tapete.

Ao usar inseticidas, o ambiente deverá ser ventilado, uma vez que as substâncias usadas nestes produtos poderão afetar a cor dos tapetes e carpetes. As manchas devem ser tratadas imediatamente, já que a probabilidade da mancha sair é bem maior quando ela é mais recente.

A tendência da poeira é depositar-se entre as fibras do carpete ou tapete. Para obter uma limpeza eficaz, utilize o aspirador de pó passando nos dois sentidos. Na última passada, faça-o no sentido natural da inclinação dos pelos, isso evitará a formação de sombreados.

Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido com benzina. Embora a benzina seque rapidamente, deixe o local bem arejado. É bom lembrar ainda que as fibras sintéticas não provocam alergias, que algumas pessoas são alérgicas a poeira, daí também a necessidade de aspirar regularmente o seu carpete.

Com as novas tecnologias, carpetes de qualidade já são fabricados contendo produtos antiácaros e antifúngicos.

Leia a seguir algumas dicas para a remoção de manchas:

Açúcar: Aplique água morna e enxugue com um pano branco limpo;

Balas e doces: Aplique glicerina, como segundo passo aplique a receita doméstica*(informada no final deste artigo), e por fim enxugue com um pano branco limpo;

Batom: Retire o excesso com uma espátula, aplique benzina, como terceiro passo aplique a receita doméstica* e enxugue com um pano branco limpo;

Sorvetes, frutas: Aplique a receita doméstica *, como segundo passo aplique água morna e por último enxugue com pano branco limpo;

Chicletes: Aplique amoníaco líquido;

Vômito, urina: Aplique a receita doméstica * e enxugue com um pano branco limpo;

Tintas, piches, esmaltes: Retire o excesso com espátula e aplique benzina;

Sangue, perfume: Aplique a receita doméstica* e por último enxugue com um pano branco limpo;

Ovos: Aplique tira-manchas, como segundo passo aplique a receita doméstica* e por último enxugue com um pano branco;

Óleos e gorduras: Aplique benzina e por último aplique água morna;

Leite: Aplique água morna, como segundo passo aplique sabonete neutro e por último enxugue com pano branco limpo.

Lama: Aplique sabonete neutro, como segundo passo aplique água morna e por último enxugue com pano branco limpo;

Graxa de sapato: Aplique amoníaco diluído, como segundo passo aplique água morna e por último enxugue com pano branco limpo;

Gelatina: Aplique tira-manchas, como segundo passo aplique a receita doméstica* e por último enxague com um pano branco limpo.

*Como fazer a receita doméstica para remoção de manchas:
Misture um litro de água morna, uma colher das de sopa de vinagre branco, sabão neutro. Para tapetes desenhados, usar a receita doméstica em 1º lugar, seguido de limpeza com benzina, sempre com um pano branco limpo.

Por Selma Isis


1 comment

  1. rejane disse:

    Onde posso comprar benzina?

Comments are closed.