Conheça as massagens orientais: Do-in e Shiatsu


Para combater o estresse do dia a dia, é possível contar com uma importante ajuda: as massagens orientais. Desenvolvidas no Oriente há milhares de anos, são mais do que eficazes para acabar com um dos maiores males da população no Século XXI.

Dentre as massagens orientais mais populares e eficazes para combater o estresse estão as técnicas do Do-in e Shiatsu. “Essas massagens trabalham com os meridianos e os nervos centrais do paciente, que produzem reflexos de energia no corpo”, explica a massoterapeuta Edna Fontana, formada em Massoterapia e Shiatsu pelo CTP de São Paulo.

Segundo historiadores, a cura através das mãos e da acupressão (com a ponta dos dedos), existe na China há mais de três mil anos e tem sido um dos mais eficazes métodos antiestresse. Essas terapias oferecem inúmeras vantagens: não há nenhum uso de instrumentos, agulhas, drogas ou remédios, pois usa-se somente as mãos durante o tratamento.

Além de melhorar problemas comuns, como dores de cabeça e na coluna, essas massagens também podem melhorar numerosos casos de deficiência orgânica, se combinados com um tratamento médico tradicional.

O que mais atrai na massagem oriental, é a possibilidade de aliviar dores na coluna e relaxar o organismo. Confira a seguir as principais características das massagens Do-in e Shiatsu:

O que é Shiatsu?

É uma forma de manipulação física, que se originou na China antiga e desenvolveu-se no Japão no Século XX.Em 1965 foi legalmente conhecida como terapia manual. Shiatsu é uma palavra japonesa, onde “Shi” significa “dedo” e “Atsu” significa “pressão”- pressão com dedos.

A terapia do Shiatsu é uma forma de massagem feita com os polegares, dedos e a palma das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou outro tipo, para aplicar uma pressão sobre a pele, corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde, tratando de doenças específicas. Enfim, essa técnica serve para manter o equilíbrio entre a mente e o corpo.

O que é Do-in?

O Do-in é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida sobre os dedos sobre os pontos de acupuntura. Essa técnica é usada para tratamento sintomático e para alívio imediato (primeiros socorros) de dores e distúrbios. Em chinês essa massagem é mais conhecida como Tui-ná e reúne técnicas ancestrais de massagem terapêutica que se originaram em diferentes épocas da história chinesa.

Independentemente da técnica escolhida, ambas oferecem excelentes resultados sendo que em alguns casos, dependendo de cada paciente, são até recomendadas pelos médicos como um tratamento complementar, juntamente com a fisioterapia.