Confira dicas para eliminar odores de sua casa


Quem reside em apartamento já deve ter passado pela situação de ao chegar em casa, sentir cheiro de comida ou de cigarro vindo do apartamento vizinho, que se alastrou em todos os ambientes de sua casa.

Isso é muito comum em prédios com muitos apartamentos, já que as unidades são muito próximas umas das outras, por isso, nem adianta reclamar com o seu vizinho, já que por mais que ele se esforce, os odores conseguem ultrapassar as barreiras físicas facilmente, por meio das frestas das portas e janelas.

Segundo especialistas, diversos fatores podem provocar os maus odores, já que muitas coisas podem provocar maus odores em uma residência, permanecendo por mais tempo caso o morador não faça nada pra removê-lo. Como por exemplo, fumar em uma residência que seja pouco arejada ou que permanece fechada pode fazer com que o odor de cigarro permaneça por quase dois meses.

Já odores de tinta fresca, fritura, mofo e urina de animais também costumam ser os inimigos mais comuns das pessoas apreciam deixar a residência bem perfumada. Mas um dos campeões de reclamações costuma ser mesmo o cheiro de fritura. Porém, é possível evitar que o mau odor de frituras permaneça na sua residência com uma simples atitude: deixar ferver uma panela com água com ½ colher de canela em pó enquanto você (ou o seu vizinho) estiver fritando os alimentos. Essa medida evita que o mau odor de fritura se espalhe ou permaneça pela casa por muito tempo.

Para quem mantém cães de estimação dentro de casa, outro problema comum é o acúmulo de pelos, por isso, é fundamental passar frequentemente aspirador de pó para removê-los. Além disso, para remover os odores dos animais, principalmente da urina, procure lavar o chão com água sanitária e desinfetantes específicos para remoção desses odores, encontrados em pet shops.

No caso do xixi do cão, às vezes ele pode ser difícil de se limpar, mas não se trata de uma tarefa impossível. Siga as seguintes dicas: primeiro, depois de limpar o local, aplique uma mistura de limão, bicarbonato de sódio e água.

Odores de charutos e cigarros também costumam incomodar bastante. Para eliminar esses odores em locais fechados, a dica é pegar uma esponja usada para lavar louças, embebê-la em vinagre branco, e dispô-la dentro de um pratinho para que permaneça no local por algum tempo. Dessa forma, o vinagre branco irá absorver toda a fumaça de cigarros, charutos e cigarrilhas do ambiente.

Outra solução, válida para ambientes pequenos para eliminar o cheiro de cigarros e charutos é dispor uma maçã furada com um garfo em um canto do ambiente, e o melhor, todo o cômodo fica com o aroma da fruta, muito mais agradável. Vale lembrar de que a mistura de água com vinagre é bem eficaz para tirar o mau cheiro dos cinzeiros.

Em regiões muito úmidas, o cheiro de mofo nas residências costuma ser muito comum, o que costuma prejudicar pessoas alérgicas. Para evitar esse odor, procure sempre deixar sua casa bem ventilada. Além disso, é preciso remover o mofo com urgência. Para remover o cheiro de mofo ou umidade nos armários, deixe por duas horas uma panela com um litro de vinagre fervido próximo a essas regiões que estiverem mofadas.

Por Selma Isis