preload preload preload preload

Lactase – medicamento para quem tem intolerância a lactose


11th April 2012 Saúde Comente!


Má digestão, náusea, gases, distensão abdominal, diarreia, e as vezes constipação (inflamação aguda e catarro nas fossas nasais, são os sintomas mais comuns das pessoas que sofrem de intolerância à lactose, o açúcar presente no leite.

Problema que costuma ser abordado no cinema e na TV de forma cômica, como na série “The Big Bang Theory” com o personagem  Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e no filme “Surpresas do Amor” (1995), com a personagem Kate(Meg Ryan), que passam por verdadeiras saias justas que rendem boas risadas do espectador, é mais comum do que se imagina.

Assunto pouco abordado na mídia, a intolerância à Lactose é um problema que impossibilita que certas pessoas consigam digerir leite e seus derivados. Isso acontece porque o organismo delas não produz a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, ou então produzem em quantidades insuficientes.

A maioria das pessoas costuma ter uma perda progressiva da capacidade de absorver o açúcar do leite, que surge logo nos primeiros anos de vida da pessoa. Esse processo pode ocorrer de maneira mais rápida em alguns casos, já que a quantidade de enzima lactase produzida pelo organismo varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, em algumas pessoas a intolerância à lactose pode ser mais forte, e mais fraca para outras.

Para saber se você possui intolerância à lactose, existem exames capazes de constatar o problema: o exame de tolerância à lactose; o de hidrogênio exalado, o de deposição de ácidos e o genético.

Assim que o problema é diagnosticado, os sintomas devem ser tratados, já que não existe cura para a intolerância à lactose. Para tratar os sintomas, normalmente as pessoas devem evitar o consumo e até mesmo evitar ingerir leite e seus derivados.

O problema é que o leite e seus derivados são alimentos que contém nutrientes importantes à saúde, especialmente o cálcio, responsável pelo crescimento e fortalecimento de ossos e dentes, por exemplo, nutriente essencial às crianças e mulheres acima dos 50 anos. No caso do cálcio, aproximadamente 70% do cálcio disponível para a alimentação humana é obtido por meio de leite e derivados.

Uma opção para se obter os nutrientes do leite mas evitando os problemas devido ao seu açúcar, é consumir leites e outros produtos que são deslactosados, que podem ser encontrados no mercado. Somente com o tempo e aderindo novos hábitos alimentares, a pessoa poderá identificar quais são alimentos que pode ingerir sem ter problemas com os sintomas da intolerância à lactose.

Outra alternativa para que a pessoa com esse problema possa consumir leite e derivados é fazer uso de cápsulas de lactase. Trata-se de um suplemento alimentar que auxilia o organismo a digerir a lactose.

Lactase – Preço e Onde comprar

Existem diversos sites na internet que comercializam as cápsulas de lactase. Importante sempre lembrar de que o seu consumo deve ser monitorado pelo seu médico. Na loja virtual Compra Safari, a embalagem com 60 cápsulas de lactase da marca Lactase Lactaid, custa R$ 142,41: www.comprafari.com

Dessa forma, para que a pessoa com intolerância à lactose tenha uma boa qualidade de vida, ela deve buscar orientação de um médico ou nutricionista para receber a orientação adequada.

Por Selma Isis





  • Deixe seu comentário

    * Campo obrigatório
    ** Seu e-mail não será revelado