Dicas para fazer o intestino funcionar bem


Quem é que nunca passou pela situação de não conseguir ir ao banheiro durante uma viagem ? Seja por problemas de mudança de rotina ou alimentação inadequada, o fato é que mais de 30% da população mundial costuma sofrer, em maior ou menor intensidade, de constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre.

Segundo especialistas, esse problema, em quase todos os casos, está relacionado em maus hábitos de comportamento e alimentares. Isso porque grande parte das pessoas conta com uma rotina de vida muito agitada, com longa jornada de trabalho e demais atividades, nas quais elas têm falta de tempo até para ir ao banheiro.

Ao contrário do que muita gente pensa, evacuar não está relacionado com a vontade, mas sim como um hábito. Porém o fato de uma pessoa não evacuar todo dia não quer dizer que ela esteja necessariamente com prisão de ventre.

Isso acontece porque as pessoas têm o costume de que devem evacuar todos os dias, sem exceção, o que não corresponde à realidade. De acordo com especialistas, o normal é evacuar de uma vez a cada três dias e até três vezes no mesmo dia.

A constipação intestinal ou prisão de ventre se caracteriza pelo enorme desconforto que a pessoa tem para evacuar, bem como fica com a barriga inchada devido à concentração de gases. A pessoa considerada constipada é aquela que precisa fazer muita força para evacuar, pois solta fezes ressecadas e duras, que costumam doer para sair.

Para se livrar de prisão de ventre, é preciso estabelecer uma mudança de hábitos, especialmente na dieta, escolhendo alimentos saudáveis. Especialistas recomendam comer alimentos ricos em fibras, praticar exercícios com regularidade e beber dois litros de água todos os dias.

No caso da alimentação, manter uma dieta saudável e rica em fibras é fundamental para fazer com que o intestino funcione de maneira correta. Confira abaixo os principais alimentos que combatem a prisão de ventre:

-Iogurtes;

-Grãos: lentilha, soja, feijão, grão-de-bico e ervilha;

-Chás: de erva-doce e hortelã;

-Frutas secas: figo, ameixa e damasco;

-Frutas frescas: mamão, pera, maçã, abacaxi, laranja e banana verde;

-Cereais: quinoa, aveia e linhaça;

-Alimentos integrais: substitua o pão branco, a farinha de trigo, as bolachas e o arroz por versões integrais;

-Vegetais crus: brócolis, rúcula, agrião, repolho, couve-flor, escarola e couve.

Vale lembrar de que outro hábito que as pessoas devem adotar para que o intestino funcione adequadamente é estabelecer um tempo para ir ao banheiro. É necessário que a pessoa vá ao banheiro todos os dias, mesmo que esteja sem vontade, e permanecer ali no período de 10 a 15 minutos.

Essa medida tem como objetivo fazer com que a natureza se encarregue de seu curso, pois se incorporar esse hábito à sua rotina, o seu corpo irá se adequar, favorecendo a evacuação nesse determinado horário, funcionando como um relógio.

Por Selma Isis