Detran São Paulo SP – Consulta de Multas, Infrações e IPVA


Por ser o Estado mais rico e populoso do Brasil, São Paulo possui uma frota gigantesca, com mais de 20 milhões de veículos em 2011, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), proporcionalmente é o Estado que aplica o maior número de multas.

Somente na capital paulista, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nos meses de janeiro a outubro do ano passado, foram aplicadas 7,8 milhões de multas, um aumento de 13% em relação ao mesmo período em 2010.

A maioria das multas aplicadas na capital paulista em 2011 foi referente ao excesso de velocidade, com mais de dois milhões de autuações. Segundo a CET, um dos fatores que colaboraram para o aumento das multas foi o aumento no número de radares de controle de velocidade instalados nas ruas da capital paulista, que passou de 508 para 576 no período de um ano, sem falar no aumento da imprudência dos motoristas.

O fato é que muitos motoristas, para suprir uma necessidade momentânea, acabam cometendo pequenas infrações de trânsito, como passar o sinal vermelho durante à noite, fazer uma conversão proibida, ou estacionar em local proibido.

O problema é que como se não bastasse os pontos a mais na carteira de motorista, que se totalizarem 20 pontos, o motorista tem o seu direito de dirigir suspenso, os valores das multas também são bem salgados, o que compromete o orçamento familiar no final do mês, e o pior, sem aviso prévio.

Sem falar que como a multa é enviada como uma carta normal, ou seja, o carteiro deixa a multa na caixa de correspondências do infrator, ou seja, o infrator não recebe a correspondência em mãos, como o que acontece com as cartas registradas, onde ela é entregue somente com a assinatura do destinatário, muitas vezes a multa pode ser extraviada, ou “esquecida” pelo infrator, que perde o prazo para recorrer da infração.

Também não são raros os casos em que o motorista até recebe a multa, que a deixa em uma gaveta ou mesa de correspondências em sua casa ou escritório, mas que acaba sendo “esquecida” após o recebimento de muitos outros carnês de cobrança e contas que o cidadão recebe ao longo do mês.

Para facilitar a vida dos motoristas habilitados no Estado de São Paulo, o departamento encarregado do trânsito estadual, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) conta com um portal na internet de fácil acesso e que facilita muito a vida do cidadão.

No portal do Detran SP, o motorista pode realizar diversas consultas online, como as multas, infrações e sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de competência estadual.

Por meio do portal do Detran SP, o cidadão pode conferir a pontuação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultar os seus recursos de multas que foram requeridos, consulta de veículos, consultas sobre o IPVA do veículo de sua propriedade, bem como cursos e dicas disponíveis aos internautas.

Além disso, no site do Detran SP, o proprietário pode fazer uma pesquisa do histórico de débitos do veículo de sua propriedade. Caso existam multas, o site exibe sua procedência, bem como em que instituição foram registradas, que podem ser: pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN); Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Policia Rodoviária (PRF). Na mesma busca, também são informadas as multas provenientes dos municípios paulistas.

Dessa forma, para fazer a consulta de multas, infrações e IPVA, basta acessar o site do DETRAN SP – www.detran.sp.gov.br

Por Selma Isis

2 comments

  1. cicero disse:

    minha abilitação foi ropada fiz boleti ocorrencia de pois recuperei ele tem validade aida

  2. cicero disse:

    minha abilitação foi ropada fiz boleti ocorrencia de pois recuperei ele tem validade aida

Comments are closed.