Detran Santa Catarina SC – consulta de multas infrações e IPVA


Famoso por suas belas praias, o estado de Santa Catarina é rico em belezas naturais e possui diversas atrações turísticas durante todo o ano, tendo como uma das principais festas a Oktoberfest.

Realizado todos os anos no mês de outubro na cidade de Blumenau, o evento é inspirado na Oktoberfest alemã, realizado pelos descendentes de imigrantes alemães, que se estabeleceram no estado em meados do século XIX, os quais ofereceram uma intensa colaboração para o desenvolvimento econômico e social do estado da região Sul, um dos mais desenvolvidos do país.

Além da Oktoberfest, o estado de Santa Catarina oferece muitos outros destinos, como o Beto Carrero World, na cidade de Balneário Camboriú, um enorme parque de diversões com atrações para todas as idades, durante todo o ano.

Com tantas atrações, é natural que o estado receba um grande fluxo de motoristas, especialmente durante os feriados prolongados. Com o aumento no tráfego, naturalmente aumentam as multas, normalmente de alta velocidade ou por trafegar no acostamento.

Não são raros os casos em que os motoristas de outros estados vão até o estado catarinense para passar férias e semanas depois recebem em casa uma correspondência notificando uma infração realizada no estado durante o período de veraneio.

Mas, o que fazer se a pessoa reside a quilômetros de distância do local onde foi multado e deseja recorrer da multa que considera injusta ? Nesse caso, ela pode usar a tecnologia a seu favor, tendo como aliado a rede mundial de computadores, a internet.

No site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina- Detran SC, em poucos cliques, o motorista tanto catarinense como dos demais estados da federação, tem acesso a diversos serviços sem complicação, como consulta de multas, infrações e IPVA.

O motorista ou proprietário de veículo automotor licenciado no estado de Santa Catarina conta com os seguintes serviços que podem ser feitos online: consulta de multas do veículo, bastando digitar a placa e o código Renavam para que receba um dossiê completo sobre as multas recebidas.

Além disso, o internauta pode conferir diretamente no site do Detran SC a emissão das guias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) , consultando o seu processo de habilitação, bem como conferir a pontuação que está computada em sua CNH.

O site do Detran SC é simples e de fácil navegação, onde o internauta pode obter todas as informações que deseja a respeito da legislação do trânsito, como recorrer das multas emitidas no estado, podendo até mesmo baixar modelos para elaborar os recursos, que devem ser enviados via carta registrada para a sede do Detran SC informada no canhoto da infração remetida.

Importante ressaltar de que o site do Detran SC é um importante aliado para os catarinenses que pretendem tirar a sua primeira habilitação, já que conta com um amplo material de estudo sobre a legislação do trânsito atualizada,com simulados de provas aplicadas pelo Detran, apostilas, entre outros.

Em sintonia com as novas tendências na internet, o site do Detran SC ainda conta com um importante meio de comunicação com a comunidade, que é o seu Blog, que conta com um fórum de discussão sobre trânsito.

Para ter acesso a consultas de multas, infrações e IPVA do Detran SC, acesse: www.detran.sc.gov.br

Por Selma Isis