Caiu meu dente permanente, o que faço?


Quem costuma circular pelas grandes cidades, seja praticando um esporte, como o skate, pedalando, ou até mesmo andando de moto, está propenso a sofrer quedas, e dependendo da maneira em que a pessoa cair, corre-se o risco de cair algum dente permanente. E para se evitar a perda definitiva do dente, é preciso ser rápido e realizar uma espécie de “primeiros socorros”, para que ele seja reimplantado e restabeleça suas funções na boca sem problemas.

Dessa forma, especialistas informam os principais cuidados que se deve ter para resgatar, limpar e encaminhar o dente de caiu para que o dentista possa realizar o procedimento, salvando o sorriso e a autoestima do paciente.

Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente. É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para que se aumentem as chances de salvar esse dente. Se for dente de leite, a colocação deste novamente em seu lugar não é indicada, pois a chance de sucesso é mínima. No caso do dente permanente, o reimplante é indicado.

Para que se obtenha sucesso no reimplante, é necessário:

Manter a calma e fazer a pessoa morder uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.

Ache o dente.

Pague o dente somente pela coroa. Não toque na raiz.

Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico ou leite comum. Não esfregue o dente.

Coloque o dente novamente em seu lugar (no alvéolo) na boca da pessoa. Faça ela morder uma gaze ou pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista.

Se você não conseguir colocar o dente na sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico ou leite morno ou mesmo na boca da pessoa (debaixo da língua), e procure imediatamente um dentista.

O resultado final de um reimplante depende muito do período em que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período.

O dente deve ficar fora do seu alvéolo o menor tempo possível. Além disso, o dente reimplantado deverá ser fixado pelo dentista em sua posição e ter o seu canal tratado.

Mesmo assim, com o decorrer do tempo, haverá uma diminuição do tamanho de sua raiz. O tempo médio da permanência de um dente reimplantado na boca é de até cinco anos; muitas vezes, esse é o tempo necessário para que a oclusão (cavidade) se defina e novas medidas possam ser tomadas.

Fonte: Dr. Carlos do Nascimento Filho- CRO-3118PR

Por Selma Isis

3 comments

  1. PEQUENA disse:

    meu dente quebrou na minha gestaçao e caiu. o que posso fazer, um aparelho juntaria os dentes pra nao ficar faltando um??? e quanto tempo isso demora?

  2. herick disse:

    Meu dente pernanente abriu uma fresta atras oque eu faso

  3. NELMA SIMAS disse:

    MEU FILHO DE 11 ANOS SOFREU UM ACIDENTE E CAIU DOIS DENTES

Comments are closed.