Soluço: Entenda e conheça como acontece e como tratar


Quem nunca passou pela situação de ter uma crise de soluço e parou para se perguntar de onde vem o problema ? Especialistas explicam que se trata de uma situação simples, pois se trata de uma contração involuntária do músculo do diafragma, responsável por separar o abdome do tórax.

Essas contrações provocam o rápido fechamento da glote, causando a sensação e ruídos que caracterizam o soluço. Felizmente ele não é considerado uma doença, mas sim uma manifestação ou sinal. Porém, qual é a causa desses espasmos involuntários que nos fazem soluçar ?

Geralmente o soluço acontece devido a uma irritação do nervo vago (que sai do cérebro), provocada por motivos bem simples, como tosse vigorosa; distensão gástrica por comer demais; ou por ingerir bebidas muito gasosas, quentes ou geladas.

Mesmo tendo conhecimento desses fatores, é difícil saber com precisão, o que o leva a acontecer, com causas às vezes impossíveis de serem determinadas. São raros, mas existem casos de pacientes que chegam a soluçar o tempo todo, durante anos, que desafiam os médicos.

Em geral, os soluços não são nada graves, sem falar que surgem e desaparecem repentinamente, tanto que quando a pessoa percebe que está com soluço, ele já desapareceu. Mas se o soluço persistir por mais de dois dias, pode significar algo mais sério, sendo necessário procurar um clínico geral, no caso dos adultos, e um pediatra, no caso de crianças.

Soluçar por mais de 48 horas pode indicar doenças mais graves, como alterações metabólicas, como falta de sódio no sangue (hiponatremia); distúrbios respiratórios e alterações neurológicas, incluindo tumores. Os médicos podem entrar com intervenção de remédios, ou em casos mais graves, até mesmo cirúrgicas.

Quando estamos com soluço, imediatamente nos lembramos de algumas crendices, como levar um susto, por exemplo, para resolver o problema.  Segundo especialistas, a maioria das técnicas caseiras funciona, sim, para interromper os soluços. Elas são eficazes porque alteram o ritmo respiratório, a composição do sangue ou pela estimulação do nervo vago.

Confira as técnicas caseiras que ajudam a parar os soluços:

-Tomar um susto;

-Beber líquido rapidamente;

-Respirar dentro de um saquinho plástico por dois ou três minutos;

-Engolir gelo;

-Prender a respiração.

No caso de respirar dentro de um saquinho plástico, médicos explicam que  esse ato aumenta o nível de gás carbônico no ar respirado, levando a alteração da composição do sangue, o que resolve o problema de falta de sódio eventualmente.

De uma maneira ou outra, as receitas caseiras são eficazes, ou porque mudam os estímulos nervosos, prendendo a respiração por alguns momentos, ou então quando leva um susto de repente, provocando mudança no ritmo da respiração.

Com isso, as pessoas que são muito preocupadas com doenças podem ficar tranquilas: médicos informam que o soluço não mata ninguém.

Por Selma Isis

1 comment

  1. George Gleyton disse:

    Desde de ontem a noite que estou com Soluço;tudo comecou,apos o domingo de bebedeira,onde ontem eu acabei tomando sorrisal,agua tonica e soda limonada;ainda pra terminar a noite tomei outro sonrrisal..foi ai que comecou o soluço…hoje pela ,manha me passaram uma superticaqo..tomar 3 gole de agua e joga o copo p/traz sem olhar…ne que funcinou por 1hs…depois voltou…mas apos tomar uma coca-cola…fiquei bom….ate tc com vc….continuo com mesmo problema affff.

    Boa sorte a todos !!

Comments are closed.