Receitas de Remédios Naturais Caseiros: Uma ótima ideia para fortalecer o organismo


Talvez você não saiba, mas certos tipos de alimentos, notadamente os de origem vegetal, além de nutrir o corpo com fibras, vitaminas e sais minerais, também agem no organismo como guardiões na prevenção de doenças. Uma simples “fórmula natural” poderá, em determinado momento, suprir alguma necessidade orgânica.

Leia a seguir duas receitas naturais de remédios caseiros, que você poderá fazer em casa e consumir regularmente para fortalecer o seu organismo:

Xarope natural caseiro contra gripes e resfriados:

Agrião selvagem, canela em pau, mel de abelha e própolis preparados convenientemente, se transformam em um excelente xarope contra gripes e resfriados.

Modo de preparo: Lave um maço cheio de agrião (inclusive os talos), pique-o em pedacinhos, e, em fogo brando, deixe ferver durante 10 minutos em um litro de água, adicionando 50 gramas de canela em pau. Em seguida, deixe baixar a temperatura, e ainda morno, acrescente ½ litro de mel puro de abelhas, misturando bem.

Como consumir o xarope: É recomendável tomar duas colheres de sopa do xarope de quatro em quatro horas, durante uma semana. O própolis deverá ser tomado em quatro gotas diluídas na própria colherada do xarope , mas nesse caso ele deve ser acrescentado somente uma vez por dia. Atenção: o própolis não pode ser fervido.

Benefícios: O agrião e a canela limpam e liberam as vias orais, o mel aquece e solta o catarro. O própolis, por se tratar de um excelente antibiótico “natural”, elimina as infecções eventuais, presentes em fungos e parasitas.

Tônico contra o colesterol:

Com berinjela, chuchu e suco de laranja crus, poderá ser preparado um tônico que afina o sangue, previne a formação de colesterol e até contribui na redução dos níveis da doença.

Modo de preparo: Bata no liquidificador 200 gramas de berinjela (com casca), 100 gramas de chuchu (descascado) em um copo 200 ml de suco de laranja madura.

Como consumir: Tome diariamente dois copos (300 ml) cedo e em jejum, em semanas alternadas. Após dois meses consumindo o tônico, solicite um novo exame de laboratório e perceba a diferença nos números.

Além de prevenir contra a formação do colesterol, o mesmo tônico “natural” previne contra a formação de gastrite, bastando para isso acrescentar duas colheres (sopa) de aveia em flocos finos quando for bater os ingredientes no liquidificador.

Importante ressaltar de que essas receitas caseiras não devem substituir o tratamento médico convencional, agindo de forma preventiva no organismo. Dessa forma, sempre realize suas consultas médicas e check-ups regularmente.

Por Selma Isis