Valor seguro do Ford Ecosport: Veja qual a média de preço

Lançado em 2003, portanto há quase uma década, o jipinho Ford Ecosport é um dos veículos mais vendidos no país, sendo muito apreciado especialmente pelo público feminino, por ser mais alto do que os veículos convencionais, mas com o conforto e a dirigibilidade de um automóvel de passeio.

Dessa forma, o veículo da Ford foi um dos pioneiros na categoria dos automóveis “aventureiros urbanos”, juntamente com a Palio Adventure, esta lançada em 1999, no entanto, ainda contava com a altura de um veículo de passeio, mas com uma “pegada” off-road, ou seja, para-choques e acabamento em um estilo mais esportivo, especialmente com estribos e quebra-mato.

Com chassi inspirado na segunda geração do hatch Fiesta, o Ford Ecosport foi um grande sucesso de vendas, especialmente em seus 12 primeiros meses de vendas, onde foram comercializadas 27.237 unidades.

O sucesso de vendas no início dos anos 2000 foi obtido porque na época não existiam veículos que competiam diretamente com o Ecosport na categoria dos “aventureiros urbanos”, pois os únicos utilitários esportivos disponíveis no mercado eram bem maiores e importados, como o utilitário Toyota RAV-4, que custava quase o dobro do jipinho da Ford.

Até o final de 2011, o Ford Ecosport reinava absoluto no ramo de automóveis urbanos com um estilo de fora de estrada, mas em setembro de 2011, a Renault apostou suas fichas em um concorrente à altura, o Duster, com preço competitivo.

Com isso, a montadora norte-americana resolveu se mexer e pretende fazer uma grande renovação no modelo 2013 do Ecosport, inspirado na plataforma do New Fiesta. Por enquanto a atual versão do Ecosport continua a ser comercializado nas concessionárias da marca e mantém um público fiel, especialmente de mulheres que apreciam um carro alto, imponente, mas ao mesmo tempo é compacto, possui consumo razoável e boa manutenção.

As mulheres casadas, na faixa dos 40 anos e com filhos costumam ser o perfil de motoristas que têm o seguro mais barato. Mas, como o Ecosport já está há algum tempo no mercado, não existe mais aquela “febre” inicial de vendas, mantendo uma comercialização estável.

Não sendo um dos veículos mais vendidos, esse veículo passou a ser menos visado pelos assaltantes, que preferem os que tenham maior facilidade de vender as peças, como o Volkswagen Gol. Por isso, o seguro do Ecosport,segundo avaliação do site Carros na Web, depois do Honda Civic, do Citroen C3, do Ford Ka e do Corsa Classic, é o veículo fabricado no Brasil que é um dos mais baratos para serem segurados.

O seguro do Ford Ecosport 2.0 custa R$ 3.202, valor que equivale a 5,2% do seu preço de venda, que é na faixa dos R$ 50 mil. Importante ressaltar de que esse valor pode variar conforme o perfil do motorista. Por exemplo, homens solteiros na faixa dos 20 anos pagam mais do que mulheres casadas na faixa dos 40 anos.

Para se chegar a um valor exato do seguro a ser cobrado de seu veículo, deve-se consultar um corretor de seguros de automóveis, que fará uma análise de seu perfil e das outras pessoas da família que conduzirão o veículo, como cônjuge e filhos, além da cidade e estado onde o veículo será licenciado, que também influi no valor do seguro.

Também é possível fazer uma cotação de seu seguro no site Carros na Web: www.carrosnaweb.com.br

Por Selma Isis