IPVA 2012 estado São Paulo SP – confira consulta, tabela e valor


Tão tradicional quanto as festas de Natal e Ano Novo, só mesmo os impostos que devem ser pagos no início do ano. Para quem é proprietário de veículo automotor, o mês de janeiro se inicia com o recebimento de uma carta informando o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA.

Esse imposto, de responsabilidade estadual, é cobrado todos os anos conforme o valor do carro, que serve de referência para a alíquota cobrada, que costuma ser de 1% a 6% sobre o preço do veículo. Do dinheiro recolhido dos contribuintes, metade do dinheiro do imposto arrecadado vai para o município onde o veículo foi habilitado e a outra metade é destinada ao Estado, com o objetivo de utilizar em melhorias à população.

Importante ressaltar de que os proprietários dos veículos recebem em casa pelo correio um canhoto informando o valor a ser pago, tanto na opção à vista com desconto, ou parcelado em até três vezes.

De posse dos dados informados na carta enviada pela Secretaria da Fazenda Estadual, o contribuinte deve acessar o site da Fazenda Estadual, no caso do Estado de São Paulo, o endereço é: www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Após informar os dados como: código Renavam, nome do contribuinte, marca, modelo do veículo, entre outros, é possível imprimir as guias para pagamento na rede bancária autorizada.

Para os contribuintes que contam com cadastro em seu banco para transações online, também podem pagar o imposto pela internet, utilizando o código Renavam informado na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda ou no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo- CRLV.

A data de vencimento para o pagamento do IPVA vai depender do número final da placa de licenciamento do veículo, por isso, fique atento na data de vencimento, já que para o caso de certos números, a data de vencimento já é na semana que vem.

Para se ter uma idéia, proprietários de veículos com placa de número final “3”, deverão pagar o IPVA até o dia 13 de janeiro (sexta-feira), tanto para os valores à vista com desconto ou a primeira parcela.

O Detran de São Paulo disponibilizou em seu site a tabela do IPVA 2012, confira as datas de vencimento do imposto de seu veículo: www.detran.sp.gov.br

Uma dúvida muito comum dos contribuintes é se o melhor é pagar o valor do imposto à vista ou parcelado. O mais vantajoso financeiramente é pagar o IPVA à vista. Porém, não é sempre que o contribuinte possui esse valor à vista para quitá-lo. Por isso, pague à vista somente se tiver feito uma reserva de dinheiro na poupança ou em outros investimentos, para pagamentos típicos do início de ano.

Se esse não for o seu caso, nada de optar por empréstimos para pagar o valor à vista, já que os juros cobrados são muito altos, prefira pagar o IPVA parcelado, antes do vencimento. Dessa forma você não desequilibra o seu orçamento, já que no início do mês existem outras despesas, como o pagamento do IPTU, e para quem têm filhos na escola, a compra de materiais escolares e matrículas.

Por Selma Isis


1 comment

  1. ipvasampa disse:

    veja como parcelar ipva atrasado

Comments are closed.