Dieta Cetônica: Conheça a dieta sem carboidratos que promete emagrecer 4 kg em uma semana


Estamos a menos de um mês do Carnaval, feriado em que muitas pessoas ou vão viajar para as praias ou curtir os quatro dias de folia nos desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos ou bailes noturnos. No caso das mulheres mais vaidosas, este é o momento de intensificar a rotina de exercícios e adotar uma dieta para “secar os quilinhos extras que apareceram após as festas de Natal e Ano Novo.

Dentre as dietas que prometem emagrecer rapidamente em pouco tempo, uma das mais procuradas nos últimos tempos é a Dieta Cetônica. Semelhante à Dieta das Proteínas, ela tem como objetivo reduzir ao máximo possível a ingestão de carboidratos, os principais nutrientes que fornecem energia para o corpo humano. Para compensar o corte de carboidratos, a dieta inclui alimentos com mais gorduras e proteínas.

Sem o consumo de carboidratos, o organismo passa a metabolizar as gorduras, em um processo chamado de Cetose, para que sejam transformadas em energia, desencadeando assim o emagrecimento corporal. Dessa forma, a Dieta Cetônica promete emagrecer até quatro quilos em uma semana.

Importante ressaltar de que essa deita deve durar no máximo 15 dias consecutivos, já que o organismo não suporta uma dieta pobre em carboidratos muito prolongada, pois depende dos carboidratos para sintetizar as proteínas ingeridas, o que a longo prazo pode complicar a saúde, devido à deficiência de nutrientes.

Dentre os alimentos proibidos durante o período da Dieta Cetônica, estão: cereais como milho, trigo e arroz; tubérculos como mandioca, batata e batata-doce; frutas que possuam mais de 20% de carboidratos em sua composição, como: caqui, banana, ameixa, figo e uva; legumes como: amendoim torrado, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico; massas diversas, como pães e macarrão; diversos tipos de açúcares, como: glicose (açúcar da uva), frutose (açúcar das frutas); sacarose (açúcar da beterraba ou cana), maltose (açúcar do malte) e lactose (açúcar do leite).

Durante o período da Dieta Cetônica, é recomendado comer de três em três horas e nos intervalos das refeições, beber sempre muitos líquidos, como água e chá sem açúcar. Confira a seguir uma sugestão de cardápio para realizar a Dieta Cetônica por uma semana:

Para o café da manhã, são sugeridos ovos, que podem ser preparados cozidos, mexidos ou cozidos com bacon. Os ovos também podem compor uma omelete simples ou com queijo e presunto.  Complementando o desjejum, podem ser consumidos chá gelados sem açúcar; chá mate ou café; manteiga, queijo, presunto e salame.

Para o almoço, saladas em geral estão liberadas, além de peixes e frutos do mar; carnes de frango, porco e bovina; lingüiça; também é possível fazer um salpicão, tendo como ingredientes: maionese industrializada, frango, tomate, ovos cozidos, salada, cenoura, vagem, pimentão e chuchu. Também é possível comer omeletes variadas, ovos cozidos ou com bacon, além de suco diet de envelope ou refrigerante diet. Além disso, é possível comer uma sobremesa no almoço, que pode ser uma geléia ou gelatina diet.

Durante a tarde, um lanche está liberado, que pode ser café ou chás com adoçante, com presunto, queijo ou salame. Por fim, para o jantar, são recomendados alimentos leves, adotando uma refeição semelhante à adotada no café da manhã, como por exemplo,uma omelete acompanhada por legumes e frutas.

Vale lembrar de que toda dieta deve ser feita com acompanhamento médico, além disso, em caso de fraqueza, interrompa a dieta imediatamente. Depois de terminada a dieta, para evitar voltar a engordar, é preciso adotar uma alimentação equilibrada, com baixas calorias e manter uma rotina de exercícios, para manter os resultados obtidos após a Dieta Cetônica.


2 comments

  1. diego disse:

    No meu caso,tenho apenas alguma gordurinha localizada no abdomen e quero muito perder,porém,tenho medo que essa tal gordura não seja suficiente para suprir o corpo inteiro.Eu faço academia no fim da tarde,por isso devo comer mais a noite ,certo ? tipo carnes em geral..

  2. JUCELIA disse:

    Qual seria a quantidade de alimentos liberados que se pode comer durante uma refeição? Exemplo: 1 bife de 100gr? Mais? menos? Não ficou claro nas explicações a quantidade que se pode comer. Obrigada

Comments are closed.