Jack3d: suplemento da moda traz sérios riscos à saúde

Com o verão chegando, as academias passam a lotar e muitos freqüentadores, com a intenção de ficarem com um corpo mais “sarado” para exibir na estação mais quente do ano, apelam para produtos ditos “milagrosos”, que prometem aumentar os músculos rapidamente, em geral, os chamados suplementos alimentares, cuja venda no Brasil não foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um bom exemplo de como pode ser perigoso lançar mão de produtos que prometem resultados impressionantes em pouco tempo é o suplemento Jack3d, que nos últimos tempos, tornou-se uma febre nas academias. Acontece que esse produto não possui aprovação pela Anvisa para ser vendido no Brasil, pois não se enquadra em nenhuma das categorias estabelecidas pela agência, já que não se enquadra nem como remédio nem como alimento.

Utilizado como estimulante, sendo ingerido pelos usuários antes dos treinos, a fórmula do Jack3d possui estimulantes e vasodilatadores, o que faz com que as pessoas exagerem nos treinos sem que se cansem, o que aconteceria caso não fizessem uso do produto. Resultado: as pessoas treinam muito mais do que deveriam.

Além disso, o Jack3d conta com diversos efeitos colaterais, como mal estar, insônia, picos de pressão, vertigem, dor de cabeça, formigamentos, euforia, agressividade, diarréia, náuseas, desmaios, aumento na freqüência cardíaca, são alguns dos sintomas que o produto pode causar em quem consome o produto.

Mas um trágico acontecimento ocorrido em maio deste ano no Recife (PE) pôs o suplemento alimentar em discussão, devido à morte do jovem Wilson Sampaio Júnior, que morreu aos 18 anos com suspeita de decorrência do uso do suplemento, que comprou por R$ 180 em uma academia na capital pernambucana, onde treinava com o objetivo de atuar como jogador de futebol.

A história de Wilson foi mostrada no programa “Esporte Espetacular” exibido no dia 11 de dezembro, na TV Record. Os pais do jovem, ainda abalados com a tragédia, pretendem usar o caso do rapaz como um alerta contra o uso de produtos que prometem um grande desenvolvimento muscular sem esforço, cuja venda não é autorizada pela Anvisa.

Isso acontece porque, mesmo proibido, o suplemento alimentar Jack3d passou a ser muito usado por freqüentadores de academias visando aumentar sua performance, pois ele aumenta a sua disposição. Tanto que muitos dos atletas afirmam de que sentem falta do suplemento quando deixam de usar em um determinado período.

Dessa forma, apesar de não ter a venda regularizada no Brasil, no site que comercializa o produto nos Estados Unidos, conta com versão em português para atender aos clientes brasileiros. Mas, médicos advertem de que com tantos efeitos colaterais, o mais saudável é optar por exercícios físicos com uma dieta equilibrada.

Importante ressaltar de que além de o Jack3d não ser aprovado pela Anvisa como Suplemento Alimentar, ele também é reprovado pela World Anti-Doping Agency, sendo considerado como dopping. A World Anti-Doping Agency é uma fundação independente criada em 1999, na Suíça, com o objetivo de promover, coordenar e monitorar a luta contra o doping nos esportes.

Por isso, se você deseja obter um corpo “sarado” e com saúde, não tem segredo: é preciso suar a camisa e ter uma alimentação adequada e procurar sempre ajuda médica antes de optar por fazer uso de suplementos alimentares. Dessa forma obterá resultados seguros e duradouros.

Por Selma Isis


1 comment

  1. MICHEL disse:

    ESTE ARTIGO É UM ABSURDO !!!!! PESQUISE ANTES DE PUBLICAR UMA BESTEIRA DESSAS!!! LAMENTAVEL VER UM ARIGO SEM EMBASAMENTO, ONDE A AUTORA COPIOU E COLOU, OU MELHOR MODIFICOU ALGUNS ” ACHISMOS” DE OUTORS LINK’S A RESPEITO NA NET !!!!
    NÃO HÁ NADA COMPROVADO A RSPEITO DE NENHUM DESSES FATOS ALEGADOS A UTILIZAÇÃO DO SUPLEMENTO, PESSOAS QUE JA VINHAM COM PROBLEMAS ANTERIORES, E QUE A ULTILIZAÇÃO DO SUPLEMENTO EM NADA CONTRIBUIU. É IMPORTANTE FRISAR QUE O USO DE SUPLEMNTOS DEVE SER FEITO DE UMA FORMA CORRETA, SEM EXAGEROS, DA MESMA FORMA QUE VC TOMAR 5 SCOOPS DE JACK IRÁ TE FAZER MAU, TOMAR 20 COMPRIMIDOS DE UM REMEDIO TB, TUDO DEVE SER USADO DA FORMA CORRETA !! ARTIGO ABSURDO E LAMENTAVEL

Comments are closed.