Groupon: o site de compras coletivas é confiável ?

Sistema de compras que surgiu na internet em 2008 nos Estados Unidos, os sites de compras coletivas, conquistaram os internautas brasileiros desde o ano passado. Trata-se de uma forma de venda de produtos ou serviços para um grande número de pessoas, com preços reduzidos, durante um determinado período.

Esse negócio tem como conceito favorecer as compras por impulso, já que o consumidor fica tentado com preços tão baixos, que chegam a custar mais de metade do preço do que o valor cobrado no mercado.

Um dos sites pioneiros no ramo das compras coletivas é o Groupon, que juntamente com uma infinidade de portais de compras coletivas ou clubes de compras, atuam como intermediadores do negócio entre internauta e uma empresa ou um prestador de serviço.

O problema acontece a partir daí. Segundo os especialistas em proteção ao consumidor, eles erram quando divulgam que não se responsabilizam com as compras realizadas no site, ou seja, caso o cliente não receba o produto ou serviço, deve reclamar com os estabelecimentos ou os profissionais que ofereceram o serviço, e não com o site.

Acontece que como os sites de compras coletivas alegam não se responsabilizar, os clientes não tinham o que fazer quando não conseguiam receber o produto ou serviço, e o pior, quando o comércio fechava.

Dessa forma, as reclamações contra sites de empresas coletivas cresceram tanto quanto a oferta desse serviço. No site de reclamações Reclame Aqui, um dos mais conhecidos na divulgação de problemas nas relações de consumo, os sites de compras coletivas estão entre as empresas mais reclamadas, inclusive o Groupon.

Porém, segundo avaliação feita pelo Reclame Aqui, o Groupon procura atender e resolver as reclamações de seus clientes. Segundo dados do site de reclamações, o Groupon resolveu 83,5% de um total de suas 10.551 reclamações postadas no Reclame Aqui até 09 de novembro de 2011, sendo que 61,7% voltariam a fazer negócio no site de compras coletivas.

Especialistas em direito do consumidor notaram que os sites de compras coletivas erram em diversos pontos na hora de divulgar a oferta, vencer e oferecer o suporte necessário para reclamações. Somente o Groupon possui um telefone direto de atendimento ao cliente, enquanto que os demais somente possuem contato via e-mail.

Para evitar ter dores de cabeça, desconfie de preços muito baixos na oferta coletiva, como produtos ou serviços com preços até 90% menores. Além disso, escolha os sites mais conhecidos, mas procure conferir se ele consta nos sites de defesa do consumidor, como o próprio Reclame Aqui: www.reclameaqui.com.br. Outro cuidado importante é procurar comprar o produto ou serviço de empresas ou prestadores de serviços conhecidos na localidade onde mora, que estejam estabelecidos há um bom tempo. Em caso de dúvidas, peça indicação para amigos ou parentes. Mas, caso não receba o produto ou serviço, não deixe de reclamar no site de compras coletivas, e caso não resolva, procure o Procon ou o Juizado Especial Cível.

Em diversos fóruns e bate-papos pela internet, ou as pessoas amam ou odeiam os sites de compras coletivas. Alguns adoram e alegam ter feito uma boa economia, enquanto que outros se decepcionaram totalmente e desde então preferem somente adquirir em lojas físicas.

E você, o que acha do site Groupon? Ele é confiável? Deixe sua opinião aqui no nosso blog!

Por Selma Isis


7 comments

  1. Edna Regina de souza Oliveira disse:

    Fiz Uma compra no site de compras coletivas groupom no dia 02 de novembro; comprei uma prancha do polishop, não recebi o numero do cupom em meu imail e pensei que não havia sido aprovado .entao quando recebi o boleto do cartão de credito a compra estava la ;ja ; ja que o paguei e não recebi o produto o que fazer

  2. Daniela disse:

    Comprei duas diaria na pousada waldhaus em canela pelo groupon,recebi o cupom por e-mail,mas estou tentando a 3 dias contato com a pousada para fazer as reservas e não atendem telefone muito menos respondem e-mail!Tentei fazer uma reclamação no groupon e pedem o numero do cupom,quando digito,acusa como invalido,só que a compra foi aceita no cartão visa.Vou ter que pagar por algo que não existe??

  3. felipe disse:

    Pessoal, estou na mesma situação com relação a WauldHaus.

    Sou advogado e, caso tenham problemas para o estorno, proponho fazermos uma ação coletiva!

    Estou tentando ligar a dias e nada, o celular encontra-se desligado também.

    Qualquer dúvida, me mandem email para [email protected]

  4. margor r martins disse:

    Estou no mesmo , comprei 2 diárias na Pousada Wald House e não estou conseguindo entrar em contato para fazer a reserva.

  5. denise disse:

    Estou com o mesmo problema da Pousada Wald Haus quero agendar a hospedagem, mas ninguém atende ao telefone ou desligado, vou procurar o Procon quero a estorção.
    li nas reclamações que uma cliente hospedou-se na pousada e estava suja com aranhas, morcegos roupa de cama mofada.

  6. Roberto Almeida disse:

    Para todos aqueles que fizeram compras para a Pousada Waldhaus em Canela-RS, digo, por conhecer a referida pousada de perto, que ela não possui condições de receber hóspedes, está mal cuidada e com aspecto de abandono, durante a semana não tem ninguém para atendimento, tem uma pessoa mal apresentada e desleixada que fica cuidando, porém, fica dormindo o tempo todo e não sabe dar nenhuma informação, quanto aquelas pessoas que ligam e mandam e-mails, o proprietário chamado de Alexandre, que tambem atua em outro ramo na cidade, não atende as chamadas, porque afirma que as diarias vendidas no Groupon, somente são para os dias da semana e não fins de semana, pois, já tem, todos os finais de semana locadas até dezembro, e, por isso, tenta explicar para as pessoas e, essas não entendem e o ofendem e xingam-no, então, ele simplesmente, desliga os telefones, resumindo, sugiro que procurem outro lugar mais organizado e compromissado com o público.

  7. jose roberto disse:

    comprei um edredon ja tem mais de 30 dias e meio,ate hoje não recebi o produto ja paguei ,e agora?

Comments are closed.