Dieta do leite: estudo divulgado pela UFRJ constata que alimento ajuda na perda de peso


Com a aproximação do verão, muitas pessoas que estão com uns quilos a mais intensificam a rotina de exercícios físicos, combinada a uma dieta menos calórica, para chegarem na forma desejada. Para quem está com apenas alguns quilos acima do peso ideal, não é preciso adotar uma dieta muito espartana para se chegar ao peso ideal.

Nesses casos, a dieta do leite pode ajudar a pessoa a emagrecer com saúde. Isso porque uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, apontou que as pessoas que consomem pelo menos 1.200 mg de cálcio diariamente, o que equivale a três copos com 200 ml de leite cada, conseguem emagrecer mais rápido.

Outra vantagem detectada é os pacientes analisados também conseguiram eliminar a gordura na região abdominal mais rápido, o que ocorre devido ao cálcio ser o responsável por colaborar na queima de gorduras na região do abdômen.

Dessa forma, os estudiosos desenvolveram uma dieta, que se consiste na ingestão diária de 1,2 litros de leite, ou seja, três copos de leite desnatado, e o restante da quantidade de cálcio recomendada deve ser suprida com o consumo de uma fatia de queijo branco, tipo minas.

Vale lembrar de que as demais refeições que são feitas ao longo do dia devem ser realizadas com base em uma reeducação alimentar, como por exemplo, um almoço contendo porções pequenas de arroz, feijão, carne magra ou frango grelhado e salada, temperada sem molhos gordurosos.

Na época da pesquisa, alguns voluntários que participaram do estudo da UFRJ conseguiram perder aproximadamente 20 centímetros na cintura. Outra voluntária afirmou de que conseguiu emagrecer 15 quilos após cinco meses realizando a dieta do leite.

Outra pesquisa mais recente, realizada em setembro do ano passado por médicos israelenses, também percebeu de que os pacientes que consumiam mais leite e derivados emagreceram mais rápido, ao longo de dois anos.

O estudo realizado pela Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, constatou de que as pessoas que fazem dieta e que consumiram leite ou derivados emagreceram mais do que aquelas que não consumiam laticínios.

Os médicos perceberam que, independentemente da dieta escolhida, os pacientes que consumiam aproximadamente 580 miligramas de cálcio por dia, o que equivale a um copo e meio de leite, conseguiram emagrecer mais de cinco quilos durante dois anos de pesquisas. Além disso, os participantes que consumiam pouco cálcio, uma quantidade diária de 150 miligramas, o que equivale a meio copo de leite, emagreceram pouco mais de três quilos no mesmo período.

Importante ressaltar de que para a dieta do leite ser eficaz, é necessário consumir a quantidade recomendada de cálcio diariamente, que no caso da dieta da UFRJ é de 1.200 miligramas diários.

Para a dieta ser eficaz, tanto o leite como o queijo consumidos devem ser desnatados, além de beber muito líquido, como chás sem açúcar e água, durante todo o dia. Além disso, é recomendado consumir alimentos como cereais integrais, suco de laranja, brócolis, folhas verdes e leite de soja.

Por Selma Isis