Benefícios do café: confira os benefícios que a bebida pode proporcionar à saúde

Uma das bebidas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo, o café frequentemente alterna o seu status de mocinho e bandido da saúde pela Medicina. Isso porque com freqüência são divulgadas notícias de que a bebida causa certo tipo de doença, enquanto que tempos depois, outra informação divulga que ela ajuda a prevenir outro tipo de doença. Porém, com esse amontoado de informações, ainda mais atualmente com a internet, aquela velha dúvida persiste: “o café faz mal ou bem para a saúde?”

Ao longo da História, a bebida chegou a ser vista quase como um elixir, capaz de resolver problemas que iam de impotência sexual asarampo, mas com o tempo foi ganhando a má fama de ser viciante e de fazer mal à saúde, principalmente após a descoberta da cafeína, associada a úlceras e doenças cardíacas.

Originário das terras altas da Etiópia, o café se difundiu para o mundo a partir do século IX. A sua palavra é originária da palavra em árabe “qah’wa ”, que quer dizer “vinho”, por causa de sua importância para o povo árabe. A bebida é elaborada a partir de grãos torrados e moídos do fruto do cafeeiro. O café é servido costumeiramente quente, porém existem versões geladas da bebida desenvolvidas por algumas cafeterias.

No decorrer da história da humanidade, o café passou a ser considerado quase como um elixir, podendo solucionar de doenças a problemas de impotência sexual, mas com o tempo, passou a ficar com uma fama de “bandido”, por ser considerado viciante e de fazer mal à saúde, ainda mais depois da descoberta da cafeína, substância associada a doenças do coração e úlceras.

Porém, pesquisas recentes, verificaram que, se consumido com moderação, o café pode fazer bem à saúde. Isso porque doses moderadas da bebida podem ser benéficas contra doenças como mal de Parkinson, diabetes, pedra nos rins, derrame, e até Aids ou câncer.

Dessa forma, se o café for consumido de forma moderada, o que equivale de três a quatro xícaras diárias, ele atua como um “mocinho”, prevenindo problemas diversos de saúde. Além disso, melhora a concentração, ajudando no desempenho na escola e no trabalho. Importante ressaltar de que o café é uma bebida diurna, por isso, o ideal é consumi-la pela manhã, já que beber café à noite atrapalha no sono.Além disso, estudos mais avançados relacionam que o consumo da bebida está relacionado a menores índices de suicídio, alcoolismo e depressão. Com informações tão promissoras, uma indústria farmacêutica brasileira patenteou um remédio fitoterápico com fórmula à base de café para ser usado como antidepressivo.

Além da cafeína, o café conta com diversos minerais, como cálcio e potássio, bem como açúcares, aminoácidos, lipídios e vitamina B. A bebida também conta com propriedades antioxidantes, que enfrentam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, bem como ajudam a melhor o desempenho durante práticas esportivas.

Como se não bastasse o seu benefício à saúde, o seu sabor e aroma preparado na hora é um convite para um momento de relaxamento e descontração. Que tal fazer uma pausa para um cafezinho?

Fontes: Wikipédia e Revista Galeleu (fev/2007)

Por Selma Isis