Dicas para reduzir o colesterol

O nível alto de colesterol no corpo humano pode gerar diversas doenças crônicas e perigosas, que podem inclusive levar o indivíduo a morte. Por isso, controlar o colesterol deve ser um exercício constante. Dessa forma, separamos aqui algumas dicas para reduzir o colesterol que irão ajudar você.

Dicas para reduzir colesterol: exercícios
Entre os fatores que contribuem para o aumento exponencial do colesterol no corpo é o sedentarismo. Quem não realiza nenhuma atividade física certamente está com forte tendência a possuir colesterol. Dessa forma, uma dica para reduzir o colesterol é a pratica de exercícios físicos.
Além de reduzir o colesterol, os exercícios físicos também ajudam no emagrecimento e melhoram a qualidade de vida. A redução do colesterol está diretamente relacionada aos hábitos de vida saudáveis.

Dicas para reduzir colesterol: não fumar
Entre as dicas para reduzir colesterol mais conhecida está a interrupção do cigarro. Isso acontece, porque o cigarro eleva o perigo de doenças coronárias. Junto com o colesterol, os riscos são multiplicados.
Outra dica para reduzir o colesterol é evitar o estresse. Não é fácil, mas uma vida menos estressante diminui o risco de infarto e de outras doenças associadas, inclusive o colesterol.

Dicas para reduzir o colesterol: alimentação balanceada
A principal dica para reduzir o colesterol é a realização de uma dieta balanceada, diminuído alimentos nocivos à saúde e em muitos casos os extinguidos para sempre da dieta. Uma dica para reduzir o colesterol é cortar as gorduras saturadas, já que elas ocasionam o aumento da quantidade de colesterol no sangue. A gordura saturada está presente principalmente nos alimentos de origem animal, ou seja, evite bacon, carne vermelha e outros alimentos relacionados.
Em outros casos, a dica para reduzir o colesterol é incrementar a dieta com alimentos de origem vegetal, que diminuam o nível de colesterol perigoso ao corpo humano. A dica para reduzir o colesterol com alimentos é incluir na alimentação: cereais integrais, vegetais e diversas frutas e raízes.

Dicas para reduzir o colesterol: aplicação na prática
Como você viu, estas dicas para reduzir colesterol envolvem mudanças de hábitos radicais. Por isso, não adianta tentar seguir todas as dicas para reduzir colesterol de uma vez. A redução do colesterol podem ocorrer por etapas, para que você se habitue. A dieta para redução do colesterol, por exemplo, pode ser iniciada com o corte lento dos alimentos nocivos, sem radicalidade.
Já o corte do cigarro, necessário para quem quer reduzir o colesterol, deve ser acompanhado por um médico.