Informações Clareamento Dental


Você está precisando fazer um clareamento dental e não sabe bem como é e como funciona?

Com o tempo nossos dentes vão escurecendo, adquirindo uma cor mais amarelada. Mas não é visto como uma doença, isso ocorre porque consumimos café, chá, vinho, tabaco e até remédios como antibióticos.

O processo é bem simples, pois é uma técnica onde se utiliza géis oxidantes que servem para clarear os dentes que estão amarelados. Esses géis penetram no esmalte e na dentina, transformando a substância amarela em uma molécula sem cor.

O clareamento dentário é indicado para pessoas que além desses fatores acima também estejam com calcificação pulpar causada por traumatismo e dentes com indicação de faceta. É indolor, não precisa de anestesia e pode ser feito em um ou todos os dentes.

 

 

Existe alguma contra-indicação?
É contra indicado para crianças menores de 10 anos de idade, pessoas que tem alergia a algum componente da fórmula, grávidas ou lactantes e com dentes hipersensíveis.

Hoje ter dentes brancos é um dos símbolos da beleza estética, pois pessoas que possuem dentes amarelados ficam com vergonha até de sorrir, afetando assim sua auto-estima.

Qual a diferença de clareamento para branqueamento?
O clareamento apenas clareia os dentes, não deixa totalmente branco como é o caso do branqueamento que realmente deixa os dentes mais brancos.

Onde posso fazer o clareamento?
Em um consultório ou até mesmo em casa, porém com orientação de um profissional. Hoje existe um gel oxidante mais fraco que pode ser usado em casa mesmo.

Existem duas formas de fazer clareamento, a laser e a técnica de moldeiras. O clareamento a laser é feito por sessões na clínica odontológica, geralmente em duas consultas com duração de cerca de 30 minutos cada uma. O tratamento custa em média 1100,00. O clareamento feito com moldeiras é em casa e de tempo em tempo o paciente deve voltar à clínica para verificar a quantidade do produto que deve ser usado. Ele é mais seguro e eficaz, seu tratamento é mais demorado, mas também o mais usado porque resolve a maioria dos casos. Custa em média 350,00.

E quem tem restauração, pode fazer o clareamento?
Sim, mas o ideal é trocar a restauração para que as mesmas não fiquem mais escuras que os dentes. Porém se deve aguardar de uma a duas semanas para fazer o tratamento de restauração, pois com a liberação de oxigênio nos dentes a colagem fica prejudicada podendo cair com facilidade.

Por: Andréia Silveira