Finasterida: o melhor tratamento para queda de cabelo

A Finasterida é a substância encontrada na maioria dos medicamentos contra a queda de cabelo e calvície masculina. Muitos conhecem a Finasterida, porque há alguns anos o ex-jogador Romário, hoje deputado, foi pego no doping por causa do uso de Finasterida. A Finasterida é considerada por muitos como o tratamento mais eficiente para prevenir e combater a calvície.

Finasterida: efeitos colaterais
Em um estudo com o ativo Finasterida em torno de 1% das pessoas apresentaram libido menor com o uso do medicamento. No entanto, a mesma pesquisa que usou Finasterida, também empregou um remédio sem efeito no teste, e aproximadamente 1% dos homens também apontaram perca de libido. Dessa forma, esse feito colateral pode surgir por indução.

Finasterida: contra indicações
Especialistas não recomendam o uso de Finasterida pelas mulheres. Para se usar Finasterida também é recomendado que um médico especialista conduza o tratamento para evitar associações perigosas. Há relatos de problemas da combinação de Finasterida com sibutramina, por exemplo.

Quem usa Finasterida não pode ter filhos?
Médicos apontam que a Finasterida não modifica ou mesmo causa interferência na espermatogênese. Dessa forma, a Finasterida não possui relação com o número ou mesmo qualidade dos espermatozóides.

Quem usa Finasterida pode ficar impotente?
Não, a Finasterida não causa impotência

Como a Finasterida Funciona?
A Finasterida bloqueia e inibe a enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), o hormônio que é responsável pela formação da calvície masculina. Assim, a Finasterida além de evitar a queda de cabelo, no decorrer do tempo pode fazer com que cresça cabelo, aumente o volume.

Como funciona o tratamento com Finasterida?
Geralmente o tratamento com Finasterida é realizado com o uso de um miligrama durante todos os dias, para se obter o máximo de benefícios. A ingestão da Finasterida pode ser feita com ou sem alimentos. Em muitos casos, não uma data fixa para parar de tomar Finasterida. O uso de Finasterida todos os dias por 3 meses ou mais é recomendado antes que possa ocorrer o crescimento capilar ou a prevenção da queda de cabelo. Na maior parte dos casos, é o paciente que decide parar com a Finasterida, sempre com a orientação do médico.

Caso eu tome mais de 1mg a Finasterida faz mais efeito?
Não. Em estudos clínicos com Finasterida de até 400mg e 80mg/dia não causaram efeitos adversos. No entanto, nenhuma terapia com superdosagem de Finasterida surtiu mais efeito.

*Vale ressaltar que sempre é muito importante você consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Recomendamos a consulta a um médico antes de fazer a ingestão de qualquer medicamento. Consulte um dermatologista especialista que ele poderá lhe recomendar o melhor tratamento para seu caso.